• SMF Focolari

Últimas notícias SMFocolari

Escrevemos com muita alegria e gratidão a cada um de vocês, que com perseverança e determinação colaboram na construção do mundo unido, abraçando a causa da SMFocolari: “Nosso principal objetivo é reduzir desigualdades sociais. Comprometemo-nos com esta causa, a fim de construir uma sociedade mais unida, justa e fraterna”.


Sempre mais nos damos conta que esta contrução se realiza no dia a dia, estando atentos e prontos a acolher a todos, com suas alegrias, dores, incertezas e conquistas. Nos dá muita esperança saber que neste trabalho conjunto, é possível encontrar novos caminhos e soluções impensadas para os vários desafios que se apresentam.


No Centro Social Jardim Margarida, seguem as atividades previstas para crianças, adolescentes e jovens vinculados ao projeto. A novidades desta vez é que a SMFocolari entrou em parceria com o SENAI para a realização do Curso de Gestão Auxiliar Administrativo. O curso é uma oportunidade que vem até o jovem da região, com o objetivo de equipá-lo para a entrada no mercado de trabalho, ampliando seus horizontes em relação a seu projeto de vida e metas para o futuro.


Para a SMFocolari esta parceria com o SENAI significa muito. Significa ir ao encontro das necessidades da população jovem da região. Simboliza propor caminhos que auxiliem na promoção, desenvolvimento e realização do jovem.


Para mais informações, acesse este link: https://www.smf.org.br/post/nova-parceriasmfocolari-e-senai








Ainda neste mês de julho estão sendo oferecidas programações alternativas por conta das férias escolares. Ou seja, as crianças, adolescentes e jovens do Centro Social Jd. Margarida, podem vir ao projeto para participar das oficinas de Tênis de Mesa, Handebol, Futsal e Dança com o Oficineiro Peterson. Cada dia, cada atividade acrescenta ao crescimento e conhecimento de cada participante.


No Centro Social Bairro do Carmo, por conta das férias escolares no mês de julho, buscou-se propor algumas atividades diferenciadas: oficinas de dança e momentos recreativos. Uma das atividades mais apreciadas pelos participantes foi a tarde da pipa: uma atividade simples, dinâmica e divertida e que por ter sido realizada fora dos muros do Centro Social , se mostrou apta para envolver também outras crianças e adolescentes do bairro.


Oficina de Memória e identidade: com o objetivo de fortalecer o sentimento de pertencimento e vinculo dos jovens com a Comunidade e contribuir para a preservação de saberes e diversidade cultural produzida no Bairro do Carmo, neste mês de julio a Voluntaria Cristiane da Silva Costa iniciou a oficina de Memória e Identidade, tendo como participantes adolescentes acima de 12 anos. Cristiane nos conta:




“Atualmente sou pesquisadora e voluntária no Projeto Quilombo do Carmo. Minha pesquisa de mestrado está sendo realizada em parceria com a SMF, e tem como tema as potencialidades do uso da memória e conhecimentos tradicionais para o ensino de Ciências. Além de realizar entrevistas no bairro, também auxilio nas oficinas ministradas. Fui muito bem recebida no centro e pelas crianças. Toda oficina proporciona uma troca interessante entre monitores e alunos que fortalece os laços entre a comunidade jovem e a SMF.


(Cristiane da Silva Costa)



Ainda no mês de julho aconteceu o Bazar realizado pela SMFocolari em parceria com a Casa da Acolhida Recomeçar novo espaço para acolher as PSR – Pessoas em Situação de Rua) em Vargem Grande Paulista. Os fundos arrecadados no bazar estão sendo revertidos para a reforma do prédio. Publicamos um artigo contando um pouco sobre esta bela e importante iniciativa abraçada pela SMFocolari para ir ao encontro de quem mais precisa. Clique no link a seguir para saber mais sobre o projeto: https://www.smf.org.br/post/apoie-uma-pessoa-emsitua%C3%A7%C3%A3o-de-rua-psr-casa-de-acolhida-recome%C3%A7ar


Finalmente, no último sábado dia 15/07 a Casa de Acolhida Recomeçar recebeu um grupo de jovens que estava participando de um encontro na Mariápolis Ginetta. Os jovens por um mundo unido (EJMU) vivem para gerar impactos positivos na sociedade e fomentam atividades que promovem a fraternidade. O dia parecia não estar relacionado nem a tempo nem a espaço! Nas horas que passaram em companhia dos acolhidos da Casa Recomeçar, os jovens ajudaram a fazer uma horta, um varal ecológico, pintaram, prepararam marmitex e ainda deixaram a sua marca desenhando a logomarca da Casa Recomeçar em uma das paredes principais. Os jovens não somente deixaram os ambientes mais bonitos mas sobretudo compartilharam vivências de fraternidade, de família.


Festa Julina no Centro Social Bairro do Carmo


Como sempre nosso coração se preenche de alegria e de gratidão por poder contar com você e dar continuidade às atividades previstas e também para acolher as novas necessidade que se apresentam.



Nosso imenso OBRIGADO!



14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo