• SMF Sociedade Movimento dos Focolari

Conheça o Projeto Jardim Margarida

Pensando em nossas crianças, o Projeto Jardim Margarida leva conhecimento, entretenimento e diversão para aqueles que são o futuro do nosso País.


No projeto são desenvolvidas atividades socioeducativas, recreativas, esportivas, artísticas e culturais, como artesanato, informática, violão, coral, percussão, futsal, voleibol, tênis de mesa, carrinho de rolimã, dança, teatro, caminhada ecológica, entre outras.



O Bairro Jardim Margarida, localiza-se no município de Vargem Grande Paulista/SP, nas margens da Rodovia Bunjiro Nakao, que liga o município a Ibiúna, na altura do Km 47.

Quando o bairro começou a se formar, nos anos 70, o Movimento dos Focolares (MF) preocupou-se em desenvolver um trabalho social junto às primeiras famílias que ali se instalaram.


No início, o trabalho era assistencial, através da alfabetização de adultos e, pouco depois, com atendimento médico às crianças. Gradualmente, passou a ter o caráter de promoção social, com atendimento de todo tipo e dentro das possibilidades existentes, para crianças, adolescentes, jovens e para as famílias residentes no bairro e adjacências.


O Projeto JM é uma das atuações do Movimento dos Focolares, no Município de Vargem Grande Paulista. Este engloba ações com crianças, adolescentes, jovens e famílias do bairro, em situação de vulnerabilidade social. A eles, procura-se dar uma formação que os ajude a se resguardarem dos perigos que os cercam.


Com essa finalidade, procura-se crescer no diálogo com as famílias, muitas vezes o ponto chave dos problemas. Percebe-se que as atividades culturais, esportivas, pedagógicas e artísticas são meios para se chegar a um diálogo construtivo, e assim entender certas reações antissociais que ocorrem, de modo a construir uma consciência e responsabilidade a nível pessoal e social.


Posts recentes

Ver tudo