• SMF Focolari

Espalhando cuidados - você já ouviu falar deste projeto?

Atualizado: 20 de out. de 2021

O Projeto Espalhando Cuidados – do Centro Social Jardim Margarida em Vargem Grande Paulista é direcionado especialmente a mães, avós e responsáveis por crianças de 0 a 5 anos de idade.



O projeto está em pleno andamento, não obstante os desafios impostos pela pandemia. As reuniões têm acontecido de modo híbrido, presencial e online. As ideias de cuidado e fortalecimento da figura cuidadora são consideradas como alicerces sobre os quais se está construindo o projeto.


No sábado, 02/10 aconteceu o primeiro encontro em forma presencial com um grupo de 4 mães, duas assessoras do projeto Espalhando Cuidados, a Assistente Social Sandra Lemes e a Dr. Ana Amélia, psicóloga especialista em Primeira Infância. Nesta ocasião, Ana Amélia pôde desenvolver alguns temas em um clima de grande diálogo e abertura com as mamães que esperavam este momento com grande entusiasmo.


“Havia um clima afetuoso que também propiciou o diálogo, troca de experiências e mesmo falar sobre memórias que trazemos conosco da nossa própria infância. Estou confiante que foi o primeiro de muitos encontros presenciais do Projeto Espalhando Cuidados. Acredito que demos mais um passo para o fortalecimento de vínculos do grupo e para um novo olhar sobre os primeiros anos". Comentou a Dr. Ana Amélia.


A Assistente Social do Projeto JM, Sandra Lemes diz:

"Percebemos o quanto o projeto é apreciado pelas beneficiárias, que por sua vez tem utilizado todo o conhecimento adquirido na sua vida cotidiana. Espalhar cuidados beneficia, tanto quem recebe, quanto quem articula as ações, de maneira que juntos contribuímos para a construção e fortalecimento de vínculos, o que entendemos ser a base para o bom desenvolvimento do núcleo familiar”.


Um dos aspectos sublinhados pelo projeto é a importância da leitura no mundo da criança. Portanto, as mães são incentivadas e apoiadas na missão de desenvolver o hábito da leitura em seus filhos. Deste modo é possível alicerçar um crescimento autônomo da criança com descobertas e mil possibilidades que se abrem através do mundo da leitura, enquanto se fortalece o vínculo entre a figura materna e a criança.


As mães estão muito contentes com este novo horizonte que se lhes abre: de crescer juntamente com seus filhos recebendo e doando um olhar de cuidado em seus próprios ambientes.




Dia 12 de outubro se aproxima e como parte das ações da SMF para celebrar este dia tão especial, será lançada a campanha Espaço de Brincar. Que trata-se de um projeto pontual de estruturação de uma sala no Centro Social Jardim Margarida, para receber mães e filhos em um Espaço de Brincar.


O local contempla a ideia da convivência lúdica entre as crianças e entre elas e seus acompanhantes. Além disto, o espaço possibilita a convivência e fortalecimento de vínculos entre adultos que frequentam o espaço.


Também neste local, se visualiza desde já o cantinho da leitura, que será parte essencial do Espaço de Brincar.

Segue o link para assistir o vídeo sobre a nossa campanha do Espaço de Brincar: https://www.youtube.com/watch?v=A47aCZ10Z1I


Para saber mais como ajudar entre em contato conosco ou faça a sua transferência:

PIX: 44.245.488/0001-92

Banco do Brasil

Agência: 3583-1

Conta: 18807-7

CNPJ: 44.245.488/0001-92


Com um imenso obrigado a todos os nossos colaboradores, sem os quais não poderíamos sonhar em realizar as atividades para nossos atendidos,


André Prevatto – Gerente de Projetos


info@smf.org.br

https://www.smf.org.br/


Espaço de Brincar: com a sua ajuda, se realizará!



42 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo