• SMF Sociedade Movimento dos Focolari

Geração de Futuro 2021: cultivando sonhos

A SMF já trabalha com crianças há décadas, mas percebeu-se também a necessidade de um itinerário para acompanhar o indivíduo do início da vida até sua autonomia plena, seja sua inserção no mercado de trabalho, início de uma faculdade ou outras atividades.


Surgiram assim os projetos para a juventude, e entre eles, o Geração de Futuro. Projeto destinado ao público de 16 a 18 anos, com a missão de acionar a perspectiva de futuro na mente do jovem da periferia. Fazemos isso em duas etapas: o auxiliando a pensar seu projeto de vida e acompanhando sua entrada no mercado de trabalho.


Conclusão da turma 2021


A turma de 2021 encerrou a primeira etapa da trajetória e segue agora para a parte prática onde vão buscar sua inserção no mercado de trabalho e ainda contarão com o acompanhamento dos profissionais do projeto.


“Eu entrei para o Geração de Futuro e estou aprendendo muito. Estou me conhecendo, conhecendo outras pessoas e encontrando em mim qualidades que eu não sabia que tinha”, diz o Carlos Eduardo, 16 anos.


Esse projeto está focado na preparação para o mercado, então entre as atividades estão: como elaborar um currículo, como fazer uma entrevista de trabalho, conceitos de informática, entre outros. Mas quando questionados do motivo pelo qual se interessaram pelo curso, é unanime nas respostas dos jovens a busca por se conhecer melhor.


Para o gestor de projetos da SMF, André Prevatto, esse curso vem de encontro não somente com a questão da empregabilidade, mas na construção do próprio ser. “Nós, enquanto SMF, mais do que focar na pessoa enquanto futuro advogado ou professor, gostamos de investir naquele sujeito de possibilidades, que pode ser um presente para o mundo”.




4 visualizações0 comentário