• SMF Focolari

IDEIA DO MÊS - novembro 2022

Ser misericordiosos


A ideia deste mês nos convida a ser misericordiosos. Mas, o que é a misericórdia?

Quem são os misericordiosos?


Os misericordiosos são aqueles cujos corações estão cheios de amor pelos irmãos e irmãs, um amor concreto que se inclina para os últimos, os esquecidos, os pobres, para aqueles que necessitam desse amor altruísta. Isso nos leva a ser feliz, afortunado.


Esta proposta, conceito central nas principais religiões ou sistemas filosóficos (cristianismo, judaísmo, islamismo, budismo, confucionismo), transforma e revoluciona os princípios mais comuns de nosso modo de pensar. Tem o poder de mudar o coração, torna eficaz o sonho de uma humanidade mais fraterna.


Ao mesmo tempo, é preciso viver a misericórdia também em relação a si mesmo, reconhecer-se necessitado de um amor extraordinário e superabundante.


A palavra misericórdia vem do hebraico rehem, “ventre”, e evoca uma misericórdia divina sem limites, como a compaixão de uma mãe por seu filhinho. É um amor desinteressado e acolhedor, disposto a perdoar. É um amor que não mede, é abundante, universal, concreto. Um amor que procura suscitar a reciprocidade, objetivo principal da misericórdia.


Então, se tivermos sofrido uma ofensa, seja ela qual for, uma injustiça de qualquer tipo, perdoemos, certos de que seremos perdoados. Sejamos os primeiros a usar de piedade, a mostrar compaixão! Embora pareça difícil e ousado, é preciso nos perguntar, diante de cada próximo: como o trataria sua mãe? Este é um pensamento que nos ajuda a entender e a viver a misericórdia.


Compartilhamos esta experiência: "Após dois anos de casamento, nossa filha e seu marido decidiram se separar. Nós a recebemos de volta em casa e, nos momentos de tensão, procuramos amá-la sendo pacientes, com o perdão e a compreensão em nossos corações, mantendo uma relação de abertura diante dela e de seu marido, sobretudo procurando não julgar. Após três meses de escuta, de ajuda discreta e de muitas orações, eles voltaram a conviver, com uma nova consciência, confiança e esperança”.


De fato, ser misericordioso é mais do que perdoar. É ter um coração grande, é estar ansioso por apagar tudo, queimar tudo o que possa dificultar o nosso relacionamento com os outros. O convite para sermos misericordiosos quer oferecer um modo de nos reaproximarmos do projeto original, da fraternidade universal.


============

A IDEIA DO MÊS, baseada em textos de Letizia Magri, surgiu no Uruguai no contexto do diálogo de pessoas com diversas convicções religiosas e não religiosas, cujo lema é “construindo diálogo”. O fim desta publicação é o de contribuir e promover o ideal da fraternidade universal. Atualmente A IDEIA DO MES é traduzida em doze idiomas e é distribuida em mais de 25 países.



21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo