top of page
  • Foto do escritorSMF Focolari

Leo, voluntário do Projeto Milonga conta sobre seu trabalho no Centro Social Quilombo do Carmo.


A parceria SMFocolari e Projeto Milonga de voluntariado internacional já tem alguns anos e e é fonte de experiências realmente enriquecedoras para ambas as Instituições.

Através do Milonga (Projeto de Voluntariado Internacional) está conosco o voluntário e arquiteto DAVID LEOMAR HUMPIRI QUISPE, do Perú. "Leo", como o chamamos, realizou a oficina: “Introdução e Construção de Maquetes” (no Centro Social Quilombo do Carmo). Entre outros aspectos, a oficina contribuiu para o desenvolvimento do processo de compreensão de fatos e ocorrências naturais, sociais e de suas relações com o espaço geográfico.


Leo, escreve sua experiência e vivência deste período:


"Acredito que este foi um período incrivelmente enriquecedor e gratificante para todas as pessoas envolvidas. Durante a oficina, os adolescentes "mergulharam" no mundo da arquitetura, explorando sua criatividade e desenvolvendo habilidades arquitetônicas. Um dos destaques da oficina foi quando apresentamos a eles o desafio de projetar e construir seu próprio modelo arquitetônico.


Lembro-me claramente de como, no início, alguns participantes eram um pouco tímidos e talvez até duvidavam de suas proprias habilidades. No entanto, à medida que a oficina avançava observei uma grande transformação: todos se tornaram mais confiantes.


Fiquei impressionado ao encontrar grandes habilidades nas crianças e pela atenção que demonstravam aos detalhes. Mas, o mais emocionante foi ver o brilho nos olhos dos adolescentes ao apresentarem orgulhosamente seus modelos e compartilharem seu processo criativo com seus colegas e familiares. Os pais ficaram felizes em saber que seus filhos gostam de algo tão bonito e que na realidade é a base de uma bela profissão.


Um dos grupos apresentou um modelo inspirado em suas experiências, no qual usaram materiais reciclados para representar uma casa que todos construíram juntos. Eles explicaram como cada elemento de seu projeto foi cuidadosamente considerado para explicar seu modo de vida. Foi inspirador ouvi-los falar com tanta paixão e debater o que era e o que não era certo em uma casa.


O oficina de arquitetura não apenas os ajudou a aprender sobre design e criação de modelos, mas também lhes deu a oportunidade de:

  • descobrir seu próprio potencial

  • desenvolver habilidades de colaboração

  • ganhar confiança em sua capacidade de enfrentar desafios criativos.

Foi uma experiência transformadora tanto para eles quanto para mim, como arquiteto.


Sou profundamente grato pela oportunidade de ter trabalhado com os adolescentes do Centro Social Quilombo do Carmo. Era um grupo excepcionalmente talentoso, motivado e apaixonado pela oficina. Espero que essa experiência os tenha inspirado a explorar mais o mundo da arquitetura e a considerá-lo como uma possível carreira.


Quanto a mim, ficaria contente em poder apoiar iniciativas que oferecem oportunidades criativas e educacionais para jovens como os do Centro Social Quilmbo do Carmo, que têm um grande coração e boas intenções para a sua vida. Sou grato pela forma como fui recebido e integrado à comunidade como um irmão."


Aproveitamos para agradecer imensamente ao Leo, por todo o seu trabalho, atenção e dedicação durante o período de voluntariado conosco! Vamos acompanhá-lo ainda na sua próxima experiência no Brasil como participante da EJMU (Escola de Jovens por um Mundo Unido) que está para iniciar na Mariápolis Ginetta, Vargem Grande Paulista, SP.


Valeu LEO!


Leo, com a equipe de trabalho no Centro Social Quilombo do Carmo,

da esquerda para a direita: Antônio, Priscila, Aline, Leo e Nivaldo





123 visualizações0 comentário

Comments


APOIE, DOE E AJUDE

QR Code Ajuda SMFocolari
bottom of page