top of page
  • Foto do escritorSMF Focolari

Notícias dos Projetos Sociais - saiba mais.

Com ares de continuidade, mas também de novidade, compartilhamos as notícias deste último período abril/maio das atividades e programações dos nossos projetos sociais.


Percebemos que todas as atividades, reuniões, encontros, palestras e celebrações têm servido para estreitar sempre mais a rede de "Sinergias do Bem" que vive e trabalha para que ninguém se sinta só ou fique para trás. Esta rede promove a vivência fraterna que prevê o crescimento e desenvolvimento de cada pessoa a nível individual e comunitário.


Notícias dos Projetos Sociais:

No Centro Social Quilombo do Carmo houve ainda no final do mês de março a "Caravana Nós para Elas" , evento alusivo ao dia internacional da mulher realizado em parceria com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM). Contando com a participação de 35 mulheres e com a presença de profissionais da Saúde, da Assistência Social, Jurídica e do Bem-estar, o evento abordou temas como o acesso a direitos e informações sobre a rede de atendimento do Município de São Roque, além da palestra demonstrativa voltada à saúde e bem-estar da mulher.


Voluntários: Leo, voluntário peruano do Projeto Milonga e o Brayan do Bairro do Carmo estão bem inseridos na função de auxiliar os educadores sociais na realização das oficinas e demais atividades. Brayan, de 21 anos escreve contando um pouco da sua vivência como voluntário:


"Para mim, trabalhar com crianças e adolescentes em um centro social é uma oportunidade de contribuir para a formação de pessoas mais completas e saudáveis. Além disso, é uma forma de retribuir à sociedade e ajudar a construir um futuro melhor para todos. Certamente esse trabalho faz uma grande diferença na minha vida. Ele me permite colocar minhas energias em algo positivo e significativo. Trabalhar com jovens em desenvolvimento me ajuda a manter uma perspectiva mais otimista sobre o futuro e acreditar que podemos fazer a diferença na vida das pessoas”.


O Espalhando Cuidados - ação para mães e avós ligadas ao Centro Social JM, promoveu no mês de maio um evento de formação com alguns temas específicos, com oportunidade para diálogo e para troca de experiências e vivências entre todas as participantes. No fim, o evento pareceu uma grande roda de conversa, com muito afeto e vínculo entre todas.


Também está conosco neste período, a voluntária do Projeto Milonga, Engenheira Ambiental Valentina Lunas Cárdenas da Colombia. No mês de abril ela esteve nos nossos projetos realizando diagnósticos a respeito dos hábitos de resíduos. Em maio apresentou os resultados da pesquisa com alguns pontos que precisam ser melhorados nesta questão.


No Centro Social Jardim Margarida foi feita uma capacitação com todos os funcionários sobre como diminuir os resíduos de modo a reduzir o uso de plásticos. A equipe fez várias reflexões sobre o assunto e de lá para cá tem tentado implantar algumas iniciativas para a redução e separação dos resíduos.


Outras atividades do Centro Social Jardim Margarida deste período incluíram:

  • Atividades de páscoa - com caça aos ovinhos

  • Ação do Anglo de Vargem Grande Paulista, com gincana realizada pelas crianças do Projeto Farol Mirim com as crianças e adolescentes do Projeto JM, com distribuição de ovos para todos! T

  • Torneio de futsal sub12 e sub14 envolvendo as crianças e adolescentes do projeto e da prefeitura de Vargem Grande Paulista e uma oficina sobre "Sonhos e Felicidade" com público de 11 a 14 anos, realizada pelo voluntário Júnior.


O mês de maio trouxe ainda aos nossos projetos, propostas importantes e divertidas para as crianças, adolescentes, jovens e suas famílias no contexto da Semana Mundo Unido – ação dos Jovens por um Mundo Unido do Movimento dos Focolares.


A proposta este ano estava imbuída de temas “verdes”, de cuidado para com a criação e o planeta, nossa Casa Comum. Algumas das atividades realizadas foram: limpeza de ruas e parques, palestras, atividades de recorte, de colagem e de criatividade. As crianças produziram seus próprios dados ecológicos para jogar e se inspirar, com pequenas frases de conscientização sobre como respeitar o meio ambiente desde pequenos. As palestras e reflexões ajudaram na conscientização de como nossas ações e escolhas impactam o meio ambiente. A construção do dado ecológico também estava no programa.


No JM as crianças e adolescentes colocaram a "mão na massa", trabalhando na horta com o início de uma compostagem que podem reproduzir em suas casas, com suas famílias.


A Casa de Acolhida Recomeçar em Vargem Grande Paulista continua com suas atividades de acolhimento e atenção para com os PSR’s (Pessoas em Situação de Rua). As atividades são bem variadas e de acordo com as necessidades e programações estabelecidas. Algumas atividades deste período foram: confecção de currículo, cultivo da horta, confecção de bijuterias, palestra sobre cidadania, comemoração dos aniversários do mês, 3 palestras ministradas por Maria José e Vanessa Melo para 15 Guardas Municipais sobre a visão e missão da Casa de Acolhida e abordagem social, acompanhamento dos acolhidos até a UBS e CAPS, 2 Cultos realizados na casa pela Congregação Cristã do Brasil.


S.G.A. nos deixou um breve depoimento sobre a vivência na Casa de Acolhida:

"A casa de acolhida está sendo essencial. Quando sair da casa de acolhida quero fazer trabalho voluntário. De todos os lugares que já passei nunca vi um lugar igual a esse. O apoio que recebo é ótimo. O que eu faço aqui é com amor e carinho. O ambiente não é igual albergue, é totalmente diferente. Já melhorei 80% desde que cheguei aqui".


Aproveitamos para agradecer imensamente a cada voluntário, colaborador e amigo pela atenção, proximidade e colaboração que possibilita a continuidade de todas as atividades e programações nos nossos projetos sociais.


Roseli Pimentel - Presidente - SMFocolari

Sérgio Previdi - Diretor Executivo - SMFocolari



Centro Social Quilombo do Carmo - Bairro do Carmo - São Roque



Centro Social Jardim Margarida - Bairro Jardim Margarida - Vargem Grande Paulista



Casa de Acolhida Recomeçar - Vargem Grande Paulista


88 visualizações0 comentário

Comments


APOIE, DOE E AJUDE

QR Code Ajuda SMFocolari
bottom of page