Chiara Lubich, em pleno cenário de guerra (1943 - 2ª Guerra Mundial), faz uma descoberta extraordinária: o único Ideal que não passa é Deus. Como consequência, começa a “distribuir” cuidado, atenção, amor a todos os que a rodeavam.

As necessidades eram muitas e incessantes e as “focolarinas”, como logo foram chamadas Chiara e suas primeiras companheiras, movidas pelo “fogo do amor” que haviam descoberto, viviam em função dos mais necessitados. A contato com as frases do Evangelho que sempre levavam consigo para os refúgios antiaéreos entenderam que tinham nascido para realizar o sonho e testamento de Jesus: “Que todos sejam um”, ou seja: a UNIDADE.
imagem: https://disf.org/educational/chiara-lubich e imagens do filme "O amor vence tudo" já publicadas na internet.
Hoje, as necessidades podem ser diferentes, muito embora infelizmente existam situações extremas como as das guerras que acompanhamos a cada dia. Queremos nos propor de viver pela Unidade em nosso dia a dia, sabendo que cada ação em favor do próximo tem alcance infinito. De fato, o lema da Unidade continua sendo a “mola propulsora” de todos os esforços da SMF, na construção de um mundo mais unido, justo e fraterno.
Falando em necessidades locais e de acordo com a realidade, gostaríamos de compartilhar algumas notícias das oficinas que surgiram nos nossos centros sociais justamente por conta de alguma demanda específica. No Centro Social Quilombo do Carmo, iniciou-se uma atividade que surgiu puramente de uma necessidade particular.
Ariane Almeida de Oliveira, Estagiaria de Serviço Social nos conta: “A ideia desta oficina direcionada especificamente às adolescentes de 12 a 16 anos surgiu a partir de uma constatação da coordenação e da equipe, pois a atividades oferecidas pelo Centro Social Quilombo do Carmo tinham mais adesão por parte dos meninos. Os objetivos deste momento direcionado às adolescentes do bairro são:
- Trazer profissionais e pessoas que possam compartilhar conhecimento, experiências e vivências, de modo a auxiliar na expansão dos horizontes do grupo e oferecer uma formação mais global. Já trouxemos por exemplo a Aline Machado, profissional de graffiti, que também já realizou um projeto incrível no Centro Social Quilombo do Carmo e que pôde compartilhar sua própria história de vida com as meninas. Um momento que com certeza cada uma levará no seu coração.
- Escolher temas e interesses que se encaixam nos pilares do projeto, tais como: saúde e inteligência emocional. Aliás quanto à saúde emocional, me parece sempre mais fundamental que este assunto se torne prioridade em quanto mais instituições, grupos, empresas, escolas e associações possível; para garantir melhor qualidade de vida e melhor convivência entre todos”.
Já o Antônio Rodrigues, Educador Social no Centro Quilombo do Carmo nos conta sobre as atividades desenvolvidas com as crianças e adolescentes envolvendo as áreas do esporte e da música:
1) Esporte de aventura da Natureza – Escalada
“A proposta desta atividade consiste basicamente em oferecer aos participantes a possibilidade de exercerem novas modalidades de práticas corporais de aventura na natureza. Para isto, identificamos locais que possam ser adaptados para a realização de tais práticas de modo seguro e supervisionado. Os objetivos da atividade orbitam entre a interação dos participantes com o meio natural, com os acessórios da prática, tais como o manuseio da corda, a interação e incentivo mútuo que se gera no grupo e a superação dos desafios, como por exemplo: o medo ou receio de enfrentar algo novo. Nosso plano é de poder fazer a prática da escalada com o grupo em uma academia com a possiblidade de utilizar uma parede de escalada indoor. Estamos confiantes que vamos realizar este objetivo ainda este ano".
2) Oficina de violão
“Esta oficina surgiu a partir da proposta dos próprios atendidos do Centro. Diziam que gostariam de aprender a tocar o violão e expressaram este desejo por escrito, como uma solicitação oficial, assinada porcada interessado. Nas primeiras aulas já se exploraram noções básicas do violão incluindo o estudo das funções de cada parte do instrumento e apresentação das cifras mais comuns. Acreditamos que teremos algumas canções prontas para apresentar no final do ano, como resultado da nossa oficina com este grupo dedicado! Entre os progressos que se percebem no grupo, vemos maior agilidade na transição de acordes, melhor ritmo e coordenação”.
Centro Social Jardim Margarida:
No dia 08 de novembro, os meninos que realizam o treino de futsal das categorias SUB 10,12 e 14 foram disputar um amistoso no Ginásio de Caucaia do Alto! Nossa equipe os acompanhou no trajeto e esteve apoiando durante as partidas. Foram 03 partidas e o JM venceu a categoria SUB12. Além de buscar as vivências do esporte com os valores do fair play (jogo limpo), a ida ao jogo foi uma ocasião de aumentar os repertórios culturais dessa turma, num ônibus bastante animado! Foram 30 meninos de 08 a 14 anos.
O Centro Social Jardim Margarida com seu projeto “Espalhando Cuidados” se coloriu de vários tons de rosa no sábado dia 28/10, para marcar o mês dedicado ao bem-estar da mulher. Com uma programação pensada com muito carinho pela equipe do JM, o dia transcorreu recheado de atenção e cuidados para com as 35participantes: mães, avós, figuras cuidadoras vinculadas ao projeto. Saiba mais sobre o evento clicando neste link:
Finalização do Curso de Auxiliar Administrativo - SENAI em parceria com o JM

No dia 10 de novembro, os alunos do Curso de Auxiliar Administrativo concluíram o curso. Um grupo cheio de talentos, de muita garra e que vai fazer falta aqui no JM! O curso é uma parceria com o SENAI – Cotia e atende gratuitamente os alunos por meio do Programa Social de Gratuidade. Agradecemos mais uma vez a oportunidade de realizar esta parceria que promove oportunidades aos nossos beneficiários e manifestamos especial gratidão ao Professos Alexandre por conduzir esse time durante esses meses estando sempre em sintonia com a proposta do JM. No dia da finalização, os alunos puderam ver em primeira mão o pequeno documentário produzido a partir dos seus depoimentos sobre o curso. Confira o vídeo, clicando aqui.

Nael de 15 anos - participante da oficina de audiovisual escreve.
“Eu estou há muito tempo aqui no projeto. Já conheci muitas pessoas diferentes: funcionários, diretores, professores, alunos, etc. Minha experiência está sendo muito divertida e alegre. Me tirou várias tristezas. Estou achando este curso uma experiência incrível. Estou elaborando meu projeto de vida e estou quase querendo “virar fotografo”. Super recomendo o curso a quem tem interesse”.
Também queremos agradecer aos voluntários da Escola de Jovens por um Mundo Unido
2023 (EJMU), que dedicaram tempo, atenção e cuidado trabalhando nos Centros Sociais Jardim Margarida e Quilombo do Carmo.

Vanessa Farias (de Parintins - Amazonas) que trabalhou no Centro Social Quilombo do Carmo escreve:
“Em agosto de 2023, comecei o voluntariado no Centro Social Quilombo Bairro do Carmo, na qual tive oportunidade de vivenciar uma nova realidade. Percebi que o Centro atinge seus objetivos de construção e fortalecimento de vínculos com seus beneficiários a partir do empenho constante e competente da equipe juntamente com a coordenadora Aline Souza. É interessante ver o carinho que as crianças têm para com todos os monitores. Comigo não foi diferente! Recebi vários desenhos como forma de carinho das crianças, gestos simples que deixam o “coração quentinho”.
Uma das experiências que marcaram o meu voluntariado foi a possibilidade de ajudar na construção de uma oficina que envolvesse as adolescentes. Esta era uma das dificuldades do projeto, pois a maioria das atividades oferecidas tinha maior adesão por parte dos meninos. Portanto, foram quatro meses intensos que me possibilitaram ganhar uma experiência profissional e humana, onde também pude colaborar com o projeto de alguma forma mesmo que por um breve período”.
A Casa de Acolhida Recomeçar segue com suas atividades em vista de oferecer atendimento e acolhida a Pessoas em Situação de Rua de Vargem Grande Paulista.
Hoje são 17 os acolhidos na CAR. Compartilhamos o depoimento de um deles:
“Foi muito bom este período de dois meses que passei na Casa de Acolhida Recomeçar. Tive vontade de viver novamente. A gente na rua não tem perspectiva de vida. Aqui encontrei um trabalho, um apoio, confiança por parte da equipe da casa, carinho e fiz novas amizades. Meus pensamentos melhoraram. Ainda na primeira semana em que fui acolhido, consegui um trabalho no Supermercado São Roque. Meus pensamentos melhoraram bastante. Sempre pensando no positivo. Aluguei uma casa, agora quero mobiliá-la e ter uma vida digna. Outro dia a gerente me perguntou se eu havia trabalhado em outros supermercados. Disse que sim. Disse que se eu continuar no mesmo ritmo de trabalho vai me passar para o açougue, que é onde eu gostaria mesmo de trabalhar". S.N.
Agradecemos mais uma vez a todos e a cada um dos nossos colaboradores, que não medem esforços para estar próximos, seja com seu tempo, com doações, com a atenção e cuidado para com todos os atendidos dos projetos mantidos pela SMFocolari: nosso imenso OBRIGADO!
Comments