top of page
  • Foto do escritorSMF Focolari

Um dia de festa especial! Especial como o sorriso e olhar de cada criança!

É bem provável que nas primeiríssimas horas deste Domingo dia 15/10 o Bairro do Carmo estivesse recolhido e silencioso, levantando-se dentre sua paisagem exuberante para celebrar o Dia das Crianças.



Porém logo, logo, pessoas foram surgindo de vários ângulos do bairro, encontrando-se na praça da Capela Nossa Senhora do Carmo. Muitas saudações, carros chegando com equipamentos de som, com brinquedos para inflar, carrinhos de pipoca e de algodão doce, carros com doações de pães, com doces e outros com brinquedos.


Se respirava grande animação, alegria e comprometimento da parte dos organizadores da festa. Festa? Sim, isto mesmo! O Bairro do Carmo celebrou da manhã à tarde o DIA das CRIANÇAS!


Desafios sempre existem durante a organização de um evento como este o qual desta vez, diferente de anos anteriores, abrangeu crianças e famílias do Bairro do Carmo e região.

Era tangível a alegria e satisfação das crianças e de suas famílias chegando para participar deste dia de particular comemoração!


Portanto, a equipe de organização que incluiu os Amigos do Bairro, o Centro Social Quilombo do Carmo, a Escola de Jovens por um Mundo Unido EJMU da Mariápolis, o Grêmio Gaviões da Fiel, e os tantos doadores e colaboradores da festa podem ficar realmente satisfeitos e felizes com o resultado alcançado através de seu trabalho zeloso e perseverante.




Transcrevemos algumas impressões de pessoas que estiveram envolvidas de uma maneira ou de outra na organização e realização da festa:


"A preparação foi muito interessante e por vezes, desafiadora. Por exemplo, as vezes a gente até pensava que não conseguiria fazer a festa como gostaríamos. As ajudas demoraram um pouco para chegar, mas mesmo hoje, agora, continuamos recebendo. Em anos anteriores fazíamos a festa para as crianças do bairro em parceria com a Mariápolis e os Amigos do Bairro. Desta vez pensamos nas crianças do Bairro do Carmo, mas também nas crianças da região. Conseguimos doações de Vargem Grande Paulista, do município de São Roque e tivemos muitas doações de pessoas daqui do Bairro do Carmo mesmo. Vemos que a união realmente faz a força".

Cintia Soares de Oliveira - da comissão de organização



"Este é um momento de muita alegria, pois em um dia como este a gente vê que o nosso, não é um trabalho dentro dos muros, mas que é direcionado à comunidade e organizado com a comunidade. Este é um dia de diversão, um momento em que as crianças podem olhar para o futuro com esperança. Que elas saibam e sintam que o mundo não é só tristeza, dificuldades e vulnerabilidades. Hoje é um dia de festa, de confiança de que o mundo pode ser melhor sim".

Aline Souza – da comissão de organização


"É uma semana ímpar esta que estamos vivendo. É um momento tão difícil que estamos vivenciando no mundo...há tanto ódio, discriminação...e na verdade criança é alegria. Elas sempre nos animam, mas nestes dias mais ainda. Quanto ao bairro, é distante do centro, distante das políticas públicas. Então é importante estarmos aqui para dar uma pequena contribuição para que a festa aconteça".

Toninho Barba- vereador do Município de São Roque


"É incrível participar deste dia com minhas filhas! Estamos aproveitando bastante. Sabemos que muitas pessoas correram atrás de muita coisa, para que a Festa acontecesse. Que Deus abençoe muito a vida de todos os organizadores, por tornarem este dia tão legal para as crianças".

Gabriela Santos da Silva – moradora do Bairro do Carmo


"É muito gratificante ver as crianças chegando, saber que muitas não tem condições de ter um brinquedo, um lanche. E estamos aqui para celebrar o dia com todos".

Adeíta Claris de Oliveira –da comissão de organização



"Estamos colaborando com doação de brinquedos. Escolhemos fazer esta ação sabendo da dificuldade que é conseguir este tipo de doação. Acho importante esta ação social que a Gaviões da Fiel faz, porque temos uma responsabilidade para com o time sim, para com a torcida, mas fora do estádio temos também a responsabilidade para com a comunidade".

Grêmio Gaviões da Fiel - Filomena Tanzi



"Estamos colaborando com esta ação há alguns anos. Enfrentamos dúvidas, se seria mesmo possível realizar a festa nesta dimensão maior, com a presença de mais crianças e famílias da região. Temos uma boa rede de conexões, trabalho aqui há 14 anos, e através da escola (trabalho como auxiliar da educação infantil) também se reforça este vínculo para fazer algo juntos. A gente conhece a realidade das pessoas. Temos consciência do quanto o bairro melhorou nos anos, mas sabemos que não é fácil para muitas famílias. Então poder proporcionar algo para as pessoas, é maravilhoso".

Diego Rafael Companhoni – da comissão de organização



Duas jovens da Escola de Jovens por um Mundo Unido também deixaram seus relatos sobre o dia de ontem:


"A visita ao bairro do Carmo no Dia das Crianças foi uma alegria e ao mesmo tempo uma surpresa ao encontrar tanta gente celebrando e amando por um bem comum. Construímos pontes a favor das crianças e suas famílias, pontes inter geracionais e pontes entre nós enquanto escola de jovens".

Nicélia - Cuba


"O evento com as crianças do Carmo foi algo surpreendente e enriquecedor. Quando nos avisaram que iríamos ajudar, nos dividimos em grupos para orquestrar dinâmicas para serem feitas com as crianças. Mas, quando chegamos ao local, nos pediram para monitorar os brinquedos. Confesso que foi uma quebra de expectativas, uma vez que tínhamos que abandonar as ideias iniciais para poder servir. Só depois, no caminho de volta para casa, me lembrei de uma certa vez quando ouvi um jovem por um mundo unido falar sobre a importância de se fazer disponível para o próximo. Agora eu entendo do que ele estava falando. O amor não está apenas no ato em si, mas na sua disponibilidade de realizá-lo, ver as crianças se divertindo, brincando, correndo, felizes... É algo, parafraseando minha professora de espanhol, Genial!”.

Marina Rodrigues - Rio de Janeiro


Nota:

  • Um grande obrigado ao Patrimônio do Carmo pelas doações de brinquedos e livros que agregaram em muito ao evento.

  • Obrigado à Espiga Dourada e Eva Aparecida da Silva pelas doações de pães.

  • E um grande obrigado também ao pessoal da empresa Hanoaka Soluções Químicas que se fizeram presentes com doação de brinquedos e apresentações bacanas para as crianças na semana passada, no nossos Centro Social Quilombo do Carmo.


199 visualizações0 comentário

Comentários


APOIE, DOE E AJUDE

QR Code Ajuda SMFocolari
bottom of page