top of page
  • Foto do escritorSMF Focolari

Um dia para se lembrar! Ação Social no Centro Social Jardim Margarida

Atualizado: 22 de dez. de 2023

A palavra DOAÇÃO - que já gravitava na minha mente, devido à chegada deste tempo especial de Natal, tempo de espera impregnado de solenidade - voltou ao meu coração com mais evidência e força no dia 19/12: dia da confraternização de Natal do Centro Social Margarida, promovido pela empresa COMM, com todo o apoio da equipe do Projeto JM.

 


Para os que partilham da fé cristã, este é o tempo de aplainar os caminhos para a chegada do Menino Jesus, tempo de alegrar-se e agradecer por Sua presença portadora de paz, de amor, de nova vida. Para todas as pessoas de boa vontade, é tempo de alargar o coração para dar e receber esperança. Dar e receber:  dinâmica do amor que dá sentido pleno à vida de todo ser humano.

 

Mas, o que tem mesmo a ver o evento do dia 19/12 (confraternização de Natal no JM, ação social organizada pela empresa COMM) com a palavra doação?  Tudo a ver!!

 

Entrando na quadra do JM, encontrei-me com membros da equipe do Centro Social Jardim Margarida. Chegaram cedo para auxiliar na organização da quadra e do evento. Além de ser o ponto seguro para o pessoal da empresa COMM que estava para chegar, a equipe se mostra pronta para acolher a todas as crianças e suas famílias que durante o ano fizeram parte da vida de cada um deles. Ah! Para ser mais precisa, já durante uma breve passagem pelo projeto JM no dia anterior percebi a movimentação em vista deste dia. Por exemplo, na cozinha havia grande preparação de bolos e doces para esta ocasião.



Antes da chegada das crianças e famílias, encontro brevemente o grupo de funcionários da empresa COMM: todos reunidos em uma roda, organizando os últimos detalhes da tarde de diversão, animação e partilha que vieram proporcionar para os beneficiários do projeto JM. 

 

Ao me apresentar, logo agradeci pela iniciativa perguntando se algum deles gostaria de contar algo mais a respeito desta bela iniciativa.  Honestamente, pensei que seria um momento certamente enriquecedor, como sempre o é, mas que teria talvez o tom do cumprimento da responsabilidade social corporativa, que muitas empresas buscam realizar, e que é louvável.  Porém, logo nos primeiros minutos da conversa com o Pedro Bueno (Diretor de Gente e Cultura) uma frase me desarmou, impactando-me fortemente:

 

“Será um momento que vai marcar com certeza a vida das pessoas." E falando sobre o engajamento da equipe COMM designada para esta ação disse:  “Eles gostam, participam e se entregam, como você vai ver."


Maria Lúcia Malatesta (Coordenadora do Centro Social Jardim Margarida)

e Pedro Bueno (Diretor de Gente e Cultura da COMM

 

Últimos ajustes. Tanto a equipe da COMM quanto a do JM estão a postos para receber a todos de coração e braços abertos!

 

De vários ângulos do Bairro começam a chegar crianças, adolescentes e famílias: mesas bem-postas e fartas com doces e salgados muito bem preparados e para todos os gostos!

 

Procuro estar ali com olhar de observador, de alguém que contempla o altruísmo e generosidade dos demais. E fico cada vez mais impactada com as atitudes que presencio ali diante de mim.


Sem esforço algum de minha parte, detecto gentiliza e grande doação por parte de cada monitor, de cada educador social do JM, de seus coordenadores, dos funcionários da empresa COMM. Percebo grande dedicação! Estavam todos lançados para fora, para levar amor, compaixão e ternura a quem quer que lhes passasse ao lado.

 

Realmente a palavra "entrega", aqui como sinônimo de "doação", foi o que vi em ação a cada instante desta tarde.

 

Enquanto o time JM havia preparado a quadra, a equipe da COMM, também se lançava para atender a quantos chegavam, orientando a todos para as atividades e brincadeiras propostas e para a mesa dos comes e bebes. No final, fotos com o Papai Noel! E não faltou o sorvete que a empresa YEES proporcionou generosamente.



Durante a programação da tarde, continuo captando algumas impressões que com a permissão de cada pessoa, transcrevo para compartilhar com vocês:

 

"Nossa participação neste dia se coloca dentro de um movimento social que já faz parte da nossa cultura, este movimento solidário que existe durante o ano, mas de modo muito especial neste período festivo de final de ano.  Ano passado fizemos algo parecido aqui na região, em outra ONG. Este ano resolvemos fazer esta ação voltada para crianças aqui no JM, gerando também um engajamento interno dentro da empresa com doações, para proporcionar esta tarde especial para todas estas pessoas.


O grupo COMM está envolvido no grupo da EDC (Economia de Comunhão). Fizemos um mapeamento das ONG's e instituições de cunho social e escolhemos algumas para apoiar através de ações como a de hoje.  Então desta vez chegamos até vocês e acredito que a parceria está sendo muito boa.


Em preparação para a vinda da equipe (nossa sede se encontra na Barra Funda em SP), tivemos todo um planejamento que incluiu a preparação de cartinhas, elaboração de jogos, brincadeiras, a presença do Papai Noel, etc. Será um momento que vai marcar com certeza a vida das pessoas.


Quanto ao nosso pessoal? Eles gostam, participam, se entregam como você vai ver! Nossa ação vai muito além da obrigação, estas ações fazem parte da nossa cultura. Querendo ou não sentimos a responsabilidade de retornar à comunidade, para proporcionar melhorias, descontração e alegria. Não é somente um fechamento do ano empresarial é também um apelo direcionado ao âmbito social, o que é muito gratificante para nós.  Penso que se todos fizessem um pouco, faríamos o que diz a EDC (Economia de Comunhão): conseguiríamos transformar a realidade, levando alegria, e contribuindo para um mundo melhor."

Pedro Bueno - Diretor de Gente e Cultura

 


“Desde o ano passado estamos trabalhando com ações sociais, com o viés do desenvolvimento humano. Trabalhamos desenvolvendo competências e habilidades profissionais, técnicas, comportamentais. Trazemos este trabalho para nossos colaboradores internos, expondo causas, fazendo o convite para que contribuam para uma sociedade e mundo melhor, doando um pouco do seu tempo, com trabalho voluntario, doando um pouco da parte financeira, arrecadando itens para as nossas ações sociais, para compartilhar estes momentos com crianças, mulheres, adultos, para trazer um pouco de acolhimento. Quando contribuímos entendemos que na verdade a gente acaba voltando transformado, realizado, tendo compartilhado sonhos e esperanças. Queremos que todos acreditem que um mundo melhor é possível, que existe uma força e apoio para que todos em união possamos melhorar a cada dia.  Esta é a nossa proposta com as ações sociais da COMM."

Katia Almeida - Coordenadora de Educação Corporativa e DHO



“Estar aqui é muito mais do que realizar um projeto eu acho.  Eu me vejo nestas crianças, eu era esta criança. Acho que eu era ainda mais desamparada, porque na época não tinha esta questão de ação social. É muito gratificante estar aqui. Assim como eu passei por isto e consegui chegar até aqui, a ter uma vida diferente e dar uma vida diferente para a minha filha, todas as crianças tem esta possibilidade. Quando eu era pequena eu tinha esta consciência: "Eu vou ser uma grande pessoa! Eu não vou viver nesta situação para sempre”.   Hoje, graças a Deus, eu sou essa pessoa.  Deus tem abençoado muito a vida, em fim...posso proporcionar diferente para a minha filha.  Preparando para hoje eu dizia: "Vamos levar bolo recheado, um doce diferente, vamos fazer que com que todos tenham uma experiência diferente. Porque isto fica na memória deles para sempre! Por quê não proporcionar o melhor para eles, para que tenham a melhor memória”? Hoje olhando estas carinhas todas, estou pedindo a Deus que tenham tantas oportunidades quanto eu, que sejam grandes pessoas também."

Vanessa Gardini - Analista de Educação Corporativa SR

 

 Algumas impressões dos participantes do evento, moradores do Bairro Jardim Margarida:


Corina: “Não só as crianças estão aproveitando, nós pais também. Meus filhos estão há tempos no projeto JM e gostam muito de todas as atividades."


Milena: “Dia de gratidão pela iniciativa de animação e diversão para o Bairro."


Enzo (11 anos): “Este dia tá muito bom, cheio de brincadeiras. Tô gostando muito."

 

Gabriel (10 anos): “Tá bem legal! Gostei de tudo. O projeto está de parabéns pela iniciativa."

 

Jessica: "Ver as crianças felizes é o que mais importa."

 

Daniela: “É o primeiro café da tarde que a gente tem e está tudo maravilhoso!  Espero que a tarde siga feliz e alegre para todos!"

 

Galdino (18 anos): "Achei muito bom o que fizeram para as crianças! Estou aproveitando tanto quanto elas!  Mensagem de natal: acredite em seus sonhos, mire para frente e feliz natal!"

 

Sofia (15 anos): “A gente tá vendo muito amor ao redor, a compaixão, a empatia um pelo outro. Tanta gente que não poderia ter tudo isto, agora tem a oportunidade.  Esta energia boa de natal e de amor...está tudo muito lindo."

 

Vendo e participando de toda esta movimentação do BEM, que tanto transforma e renova, não sem esforço, dedicação e sacrifício por parte de cada pessoa envolvida na organização, me veio em mente uma frase do escritor Irlandês: George Bernard Shaw:

 

“Nenhuma pessoa que esteja ocupada em realizar uma tarefa muito difícil, e a realize muito bem, jamais perderá o respeito próprio."  Mas olhando para as equipes do Centro Social Jardim Margarida e da empresa COMM hoje meu pensamento, pleno de gratidão pela experiência vivenciada, foi mais além e concluí:


“Qualquer pessoa que realize uma tarefa com amor e compaixão deixa um rastro de luz, pois o amor é contagiante por natureza! E os efeitos são inimagináveis, sempre positivos e surpreendentes."

 

Parabéns a todos os organizadores, colaboradores, funcionários do Centro Social Jardim Margarida e da empresa COMM!

 

FELIZ NATAL DE LUZ E DE AMOR PARA TODOS!

 

Jucemara Belli – Comunicação SMFocolari

 


112 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

APOIE, DOE E AJUDE

QR Code Ajuda SMFocolari
bottom of page