top of page
Cerca
  • Immagine del redattoreSMF Focolari

Os 7 R's do Lixo Zero

Pra começar nossa jornada da semana, apresentamos 7 caminhos para chegar ao Lixo Zero! Dá pra praticar todos eles no nosso dia-a-dia e vamos nos aprofundar neles!



REPENSE

Consuma consciente! Tudo aquilo que você está comprando é realmente necessário? É possível cortar algum item sem comprometer suas necessidades reais? Quanto lixo estes produtos que estou levando vai gerar? De que forma vou poder integrar este lixo na natureza novamente?

.

RECUSE

Pode parecer deselegante recusar algo quando nos oferecem, mas se você aceita e não usa, para onde vai? Recusar algo que não é necessário para você pode ser educativo inclusive para quem está oferecendo. "Estou de verdade agradecido, mas não preciso disso, quem sabe uma outra pessoa não precisa?"

.

REDUZA

Já percebeu quantas embalagens estão envolvendo o produto que você está levando? Existe algum produto similar com menos embalagem? Levar seu próprio pote, bolsa, sacola, etc pode ajudar a reduzir a quantidade de embalagem. Além de economizar matéria prima, esta ação diminui o espaço no transporte dos produtos, portanto diminui combustível e tudo mais.. Por isso somente o essencial sempre!

.

REPARE

Veja se não é possível reparar o que quebrou. Muitas vezes um conserto sai mais barato que comprar um produto novo e você evita que mais objetos acabem nos lixões e aterros da sua cidade. Usar produtos que permitam refil, ou trocas de peças para serem atualizados.

.

REUTILIZE

Um objeto pode ganhar funções totalmente diferentes da original e ainda continuar muito eficiente.

Uma caneca lascada pode virar um vaso de planta. A casca da laranja pode virar um petisco doce. E absolutamente tudo pode virar arte. Você é uma pessoa criativa?



42 visualizzazioni0 commenti

APOIE, DOE E AJUDE

QR Code Ajuda SMFocolari
bottom of page