group-diverse-people-joined-hands-togeth

Quem somos

A SMF Sociedade Movimento dos Focolari é uma associação sem fins lucrativos, de caráter educacional, cultural e de assistência social.

 

Conheça a SMF.

Com o apoio de colaboradores nacionais e internacionais, a SMF, Sociedade Movimento dos Focolari, promove o fortalecimento comunitário e o acesso a direitos e garantia de proteção especialmente às crianças, jovens e mulheres em situação de vulnerabilidade social.

 

A SMF atende as exigências da comunidade, organizando e desenvolvendo ações socioassistenciais, numa dinâmica própria, inteiramente ligada aos princípios da fraternidade e do cuidado, que constituem a proposta e a base do seu empenho social.

A Sociedade Movimento dos Focolari tem como missão colaborar para a diminuição das desigualdades sociais, combatendo tanto as vulnerabilidades relacionais quanto materiais, com vista a promoção de uma sociedade mais unida, justa e fraterna, principalmente na cidade de Vargem Grande Paulista, na Grande São Paulo, e na comunidade quilombola no município de São Roque.

Atualmente são desenvolvidas atividades socioeducativas, recreativas, esportivas, artísticas e culturais para cerca de 260 crianças e adolescentes em dois centros de convivência e fortalecimento de vínculos, atingindo regularmente em torno der 100 famílias. Também são desenvolvidos projetos para a juventude no campo do voluntariado internacional, formação de lideranças e inserção no mercado de trabalho, atingindo anualmente uma centena de jovens.

Causa.

Colaborar para a redução da desigualdade, fortalecendo vínculos e promovendo a completa inclusão social, econômica e política de pessoas vulneráveis, independentemente da origem, raça, sexo ou religião, com o objetivo de apoiar o desenvolvimento de uma sociedade mais unida, justa e fraterna.

Como.

A SMF apoia projetos e pessoas, através do desenvolvimento de ações práticas para a transformação da realidade de comunidades em situação de vulnerabilidade social, por meio de estratégias para o fortalecimento de vínculos sociais, desenvolvimento comunitário e difusão de uma cultura da fraternidade universal e da ética do cuidado.

10K

Participantes beneficiados diretamente.

300

Voluntários já passaram por aqui.

8

Projetos apoiados pela SMF.

1

Oportunidade para fazer a diferença.

A nossa

história.

Constituída em setembro de 1972, a Sociedade Movimento dos Focolari (SMF) é uma associação civil, beneficente/filantrópica, sem fins lucrativos, de assistência social.  A SMF tem seus princípios inspirados nos ensinamentos e reflexões de Chiara Lubich, ganhadora do prêmio Templeton, por seus esforços destinados ao diálogo inter-religioso, bem como do prêmio Unesco de Educação para Paz em 1996 e do Prêmio Direitos Humanos em 1998, pelo Conselho da Europa.

Sobretudo a partir dos anos 1990, a SMF passou a concentrar suas atividades no cuidado e na defesa de crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade material e relacional, levando em conta os vínculos e o contexto comunitário em que estão inseridos.  A SMF se empenha para que, por meio do fortalecimento comunitário, nenhum dos participantes se sinta só e para que a partir de vínculos positivos e da presença de redes de apoio claras, crianças, adolescentes, jovens e suas famílias tracem um caminho de emancipação social e superação das vulnerabilidades.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

A SMF trabalha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma agenda mundial adotada durante a 70º Assembleia Geral das Nações Unidas em setembro de 2015.

Os ODS, a serem implementados de 2016 a 2030, surgem aproveitando o impulso gerado pelos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) e firmam-se como uma agenda de desenvolvimento audaciosa, constituindo um conjunto integrado e indivisível de prioridades globais para o desenvolvimento sustentável.

Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e suas 169 metas demonstram a escala e a ambição desta nova Agenda universal.

ODS ONU.png

O Movimento dos Focolares teve suas raízes na Itália durante a Segunda Guerra Mundial. Naquele contexto bélico, Chiara Lubich cria um movimento religioso e social que tem como missão justamente a promoção da unidade e da fraternidade universal para a construção de um mundo de paz.  Religioso, pois fundado na tradição da espiritualidade cristã; social, porque desde de cedo engajado nas questões sociais da cidade de Trento. 

Com a vinda do Movimento dos Focolares para a América latina identificou-se rapidamente o principal fator de falta de unidade nessa sociedade: a desigualdade social. A partir dos anos 70 muitos projetos surgiram em favor dos “pobres”.  Hoje esses projetos formam a Uniredes, a rede dos projetos coligados ao carisma da unidade na América Latina. 

Uma data significativa foi maio de 1991, quando Chiara Lubich visitou o Brasil. Foram dias impregnados de novidade e inspirações que floresceram do impacto que Chiara teve com a contrastante realidade da desigualdade social que circunda a Grande São Paulo.

Com o desejo de contribuir para a diminuição dessa desigualdade, Chiara deixou linhas de ação que servem de guia e referência, e que são também o life-motiv de inúmeros indivíduos, grupos, associações e empresas. Nestas linhas, a pessoa é colocada no centro da atenção e do cuidado, com a sua dignidade e valores que devem ser preservados e compartilhados.

Ideias como a cultura da partilha e da fraternidade universal brotam da visão e certeza de Chiara de que todos, indivíduos e povos, são convidados a ser protagonistas de um mundo melhor, mais justo e unido.

Chiara Lubich no Brasil

retângulos

Cadastre-se e

receba as notícias

da SMF por e-mail.

retângulos

Junte-se a nós!

Seja voluntário, participante ou doador e apoie essa causa.

Crianças lendo livro no parque