Jardim
Margarida
O Projeto Jardim Margarida desenvolve atividades socioeducativas, esportivas e culturais para crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social.
Um novo olhar para a comuni-dade.
Crescer tem sido tarefa difícil, sobretudo, onde vulnerabilidades materiais e relacionais se encontram. Faz-se necessário garantir e fomentar redes de apoio e proteção a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social com vista a garantir seu crescimento saudável.
A SMF por meio de seu Centro Social (CIAPS- Centro Integrado de Assistência e Promoção Social) em parceria com a Prefeitura Municipal de Vargem Grande Paulista, quer ser membro ativo da rede de proteção a crianças e adolescentes na cidade, através do Projeto Jardim Margarida.
O Projeto JM prevê a redução de comportamentos de risco por meio do atendimento direto a crianças e adolescentes e de atividades que promovem o cuidado e o acompanhamento de suas famílias. Nos espaços de acolhidas são oferecidas oficinas socioeducativas para crianças e adolescentes no contraturno escolar, visando desenvolver a capacidade de construção de vínculos positivos, através de metodologias ligadas à “Educação para Paz”.
Anualmente são inscritos, em média, 200 crianças e adolescentes de mais de 60 famílias, sendo servidos em torno de 850 lanches por mês.
Em paralelo ao trabalho direto com crianças e adolescentes, na linha do fortalecimento comunitário o projeto da SMF propõe-se também a incentivar a aproximação de familiares através de atividades que incentivem o relacionamento entre gerações, bem como promover um convívio familiar pacífico e capaz de cuidado por meio de: visitas domiciliares, acessos a direitos sociais e reuniões socioeducativas com pais e responsáveis. No apoio dado às famílias, a SMF pretende fortalecer a rede de proteção a crianças e adolescentes.
A nossa
história.
O bairro Jardim Margarida localiza-se no município de Vargem Grande Paulista - SP, nas margens da Rodovia Bunjiro Nakao, que liga o município à Ibiúna, na altura do km 47.
As origens do Centro Integrado de Assistência e Promoção Social (CIAPS), também conhecido como Projeto Jardim Margarida, remontam ao ano de 1977, quando membros do Movimento dos Focolares começam a oferecer aulas de alfabetização para adultos, moradores do bairro.
Formado por agricultores e trabalhadores do comércio e da indústria da região, no início, o bairro estava completamente desprovido de infraestrutura e saneamento básico e enfrentava problemas como a disseminação das drogas e da violência.
Essa situação tornou urgente o desenvolvimento de um trabalho especial com as crianças e adolescentes atingidas moral e fisicamente por essa realidade. Gradualmente, o projeto passou a ter o caráter de promoção social, com atendimento de todo tipo e dentro das possibilidades existentes, para crianças, adolescentes, jovens e para as famílias residentes no bairro e arredores.
Cadastre-se e
receba as notícias
da SMF por e-mail.
Colabore
e doe.
Faça parte desta rede global de doadores que ajudam a SMF a diminuir a desigualdade, promovendo atividades socioeducativas e ações que criam impacto social e transformam o futuro de milhares de assistidos.
A SMF conta com o apoio de pessoas físicas, empresas e instituições que fazem contribuições periódicas. Junte-se a nós e faça parte da mudança!
Você também pode doar o valor que quiser fazendo um depósito ou transferência de sua preferência: TED, DOC ou Pix. Após a doação, envie o comprovante para o e-mail: smf@smf.org.br
Transferência ou depósito
Sociedade Movimento dos Focolari
CNPJ 44.245.488/0001-92
Banco do Brasil
AG: 3583-1
CC: 18807-7
PIX
Chave PIX:
CNPJ 44.245.488/0001-92