top of page
Search
  • Writer's pictureSMF Focolari

3º Encontro milONGa para voluntários

Updated: Sep 12, 2021

No sábado, 08 de maio de 2021, foi realizado o 3º encontro do milONGa para apresentação do projeto aos novos interessados em se engajar e voluntariar. Nessa oportunidade, por fazer parte da agenda da Semana Mundo Unido (http://www.unitedworldproject.org/pt-br/workshop/semana-mundo-unido-2021/), o encontro também foi transmitido online pelo Youtube.



Wilmar Carvalho contou um pouco sobre sua experiência como voluntário no MilONGa ilustrando-a com alguns slides explicativos sobre o que é o Projeto Milonga bem como os desafios que este tipo de voluntariado enfrenta durante a pandemia do Covid-19. Ele pontuou ainda as novas iniciativas a nível de América Latina tais como a da Bolívia, com o projeto “Mi casa sin violência - Família Segura”, com centrais de escuta telefônica; do Peru, com um projeto para realizar atendimentos aos idosos; e em mais de 70 países, o projeto global chamado “Un día para dar”. Wilmar também trouxe dados que demonstram um pico de interesse elevadíssimo com o projeto para fazer parte dessa caminhada de voluntariado, e explanou diversas formas de como os interessados podem se preparar para o voluntariado desde já.



Na sequência, a coordenadora do Milonga Brasil, Vaudete Bueno contou um pouco da história do MilONGa, como uma experiência piloto na América Latina, que nasceu em 2016, a qual representa o Movimento dos Focolares junto a OMG, e que é uma sigla para “Mil Ongs em Ação”.


Na programação houve também diversas apresentações de jovens que já participaram da experiencia do Milonga através de voluntariado presencial e ultimamente na forma remota – por conta das restrições da atual pandemia.


Finalmente, houve um tempo dedicado a perguntas e respostas dos participantes. Se percebia o interesse genuíno dos jovens presentes, em colaborar, poder descobrir e fortalecer seus próprios potenciais em um percurso de doação e de serviço em função da construção de um mundo mais fraterno.


Para saber mais e conhecer os testemunhos dos jovens, siga-nos nas redes sociais @smfocolari Facebook e Instagram.


13 views0 comments

APOIE, DOE E AJUDE

QR Code Ajuda SMFocolari
bottom of page