• SMF Focolari

50 anos da SMFocolari - Projetos Sociais do Movimento dos Focolares


Por Attuale Comunicação 30/08/2022


A Sociedade Movimento dos Focolari (SMFocolari) celebra, no próximo dia 02 de setembro, 50 anos de história. Ao longo desses anos, a entidade sem fins lucrativos tem transformado a realidade de comunidades em vulnerabilidade social. Diretamente, a entidade beneficia 10 mil participantes em oito projetos de caráter educacional, cultural e de assistência social.



Um dos principais objetivos da SMFocolari é o de promover o fortalecimento comunitário e o acesso a direitos e garantia de proteção a crianças, jovens e mulheres em situação de vulnerabilidade social, principalmente na cidade de Vargem Grande Paulista, na Grande São Paulo, e na comunidade quilombola no município de São Roque.


Rogério Platão é um exemplo de como a entidade transforma realidades. Platão foi atendido pela SMFocolari no bairro do Carmo, em São Roque, e atualmente tem diploma universitário e é Vice Diretor da Escola Estadual Leonardo Soares Rodrigues. Nascido em um lar desestruturado e enfrentado as dificuldades de moradia e carência, Platão começou a frequentar as oficinas da SMFocolari aos 10 anos.


“O projeto me abraçou. Eu tinha o sonho de ser professor que consegui realizar. Antes do projeto, a comunidade não tinha dimensão de possibilidades. A SMF é sobre histórias de resgate, de humanização, em que as pessoas conseguem se enxergar de verdade e vislumbrarem um futuro melhor, em que os sonhos podem ser realizados”, comenta Platão.


Ao longo destes anos, o projeto social cresceu e, atualmente, são desenvolvidas atividades socioeducativas, recreativas, esportivas, artísticas e culturais para cerca de 260 crianças e adolescentes em dois centros de convivência, atingindo regularmente em torno de 100 famílias nas regiões ao redor de Vargem Grande Paulista.


Também são desenvolvidos projetos para a juventude no campo do voluntariado internacional, formação de lideranças e inserção no mercado de trabalho, atingindo anualmente centenas de jovens.


“A atuação na área social é um trabalho diário, que exige esforço diário, mas não é um esforço que nos cansa. É um esforço de alívio porque trabalhamos em favor ao próximo, com a certeza de termos bons resultados no futuro e, consequentemente, por uma sociedade melhor”, comenta o Diretor Executivo da SMF, Sérgio Previdi.


Linha do Tempo: 50 Anos de História

Constituída em setembro de 1972, a SMFocolari tem seus princípios inspirados nos ensinamentos e reflexões de Chiara Lubich, ganhadora do prêmio Templeton, em 1977, por seus esforços destinados ao diálogo inter-religioso, bem como do prêmio Unesco da Educação para Paz em 1996 e do Prêmio Direitos Humanos em 1998, pelo Conselho da Europa.

O Movimento dos Focolares teve suas raízes na Itália durante a Segunda Guerra Mundial. Inserida naquele contexto de conflito bélico, Chiara Lubich cria um movimento religioso e social que tem como missão justamente a promoção da unidade e da fraternidade universal para a construção de um mundo de paz. Religioso, pois fundado na tradição da espiritualidade cristã e social, porque desde cedo engajado nas questões sociais da cidade de Trento.


Com a vinda do Movimento dos Focolares para a América Latina, identificou-se rapidamente o principal fator de falta de unidade nessa sociedade: a desigualdade social. A partir dos anos 70 surgiram muitos projetos em favor de pessoas desfavorecidas. Hoje esses projetos formam a Uniredes, a rede dos projetos coligados ao carisma da unidade na América Latina.


​Uma data significativa foi maio de 1991, quando Chiara visitou o Brasil. Foram dias repletos de novidades e inspirações que floresceram do impacto que ela teve com a contrastante realidade da desigualdade social que circunda a Grande São Paulo.


Com o desejo de contribuir para a diminuição dessa desigualdade, Chiara deixou linhas de ação que servem de guia e referência, e que norteiam inúmeros indivíduos, grupos, associações e empresas. Nestas linhas, a pessoa é colocada no centro da atenção e do cuidado, com a sua dignidade e valores que devem ser preservados e potencializados.


Ideias como a cultura da partilha e da fraternidade universal brotam da visão e certeza de Chiara de que todos, indivíduos e povos, são convidados a ser protagonistas de um mundo melhor, mais justo e unido.


Sobre a Sociedade Movimento dos Focolari (SMF)

A Sociedade Movimento dos Focolari (SMFocolari) é uma entidade sem fins lucrativos cujo principal objetivo é o de reduzir as desigualdades sociais para uma sociedade mais unida, justa e fraterna. A SMFocolari apoia projetos e pessoas por meio do desenvolvimento de ações práticas para a transformação da realidade de comunidades em situação de vulnerabilidade social, com estratégias para o fortalecimento de vínculos sociais, desenvolvimento comunitário e difusão de uma cultura da fraternidade universal e da ética do cuidado.

Mais informações no site: www.smf.org.br

Acompanhe pelas redes sociais: https://www.facebook.com/smfocolari

https://www.instagram.com/smfocolari/

Celebração – 50 Anos

Para quem deseja acompanhar a celebração da comemoração dos 50 anos da SMFocolari, a entidade disponibiliza dois links de acesso online para a participação, a partir das 20 horas.

Pelo YouTube: https://youtu.be/Nfdnr6r4IE4

Pelo Zoom:

https://us06web.zoom.us/j/89198215978?pwd=QngxUElkQUc5SEJHMG91ekhSQnNCUT09

ID da reunião: 891 9821 5978

Senha de acesso: 481940


59 visualizações0 comentário