• SMF Sociedade Movimento dos Focolari

Agenda 2030: compromisso global para um futuro melhor

Diante da necessidade de proteger o ecossistema do planeta e as próximas gerações, em 2015 a ONU divulgou, durante assembleia com os países associados, a Agenda 2030 que é um plano de ação para governos, empresas, academia e toda a sociedade.


Esse documento construído a muitas mãos estabelece 17 objetivos e 169 metas complementares e interligadas para que os países adotem medidas de melhorias até o ano de 2030, de acordo com suas próprias prioridades, e atuem no espírito de uma parceria global para melhorar a vida das pessoas, agora e no futuro.


Criação da agenda

Em 1992, chefes de estado de todo o mundo se reuniram no Rio de Janeiro para discutir sobre meio ambiente e desenvolvimento para as gerações futuras. Foi criado então o primeiro documento de compromisso global nesse sentido. Vinte anos mais tarde, os representantes dos países associados à ONU voltaram à cidade na conferência conhecida como Rio+20 para reafirmar o compromisso e reavaliar as diretrizes.


A Rio+20 deu início às discussões que culminaram na criação das ODS que compõem a Agenda 2030.


Aplicação das ODS nos projetos da SMF

Entre os nossos projetos, as ODS mais contempladas são as de erradicação da pobreza, saúde e bem estar, educação de qualidade, trabalho decente e crescimento econômico e de redução das desigualdades (números 1, 3, 4, 8 e 10). O objetivo de número 10 é o de redução das desigualdades e está presente em 100% dos projetos realizados aqui na SMF.


Segundo a ONU, atualmente o mundo vive o momento de maior desigualdade desde 1940. Isso acontece porque os mais ricos tendem a enriquecer cada vez mais e em contrapartida os mais pobres têm cada vez menos oportunidades de crescimento.


O combate a esse problema global é uma questão urgente e alinhada com os princípios da SMF que tem essa como sua principal missão combatendo tanto as vulnerabilidades relacionais quanto as materiais, a fim de promover uma sociedade mais unida, justa e fraterna.


A aplicação dos objetivos é uma jornada coletiva que envolve as três dimensões do desenvolvimento sustentável: a econômica, a social e a ambiental. Juntas elas cooperam para a construção do mundo que queremos: justo, fraterno, sem deixar ninguém pra trás.


3 visualizações0 comentário