top of page
Search
  • Writer's pictureSMF Focolari

Conclusão da EJMU Online 2021

Updated: Nov 23, 2021

Chegamos ao fim da Escola Jovens por um Mundo Unido (EJMU) Online 2021. Nesse sábado, dia 20/11, foi realizado o último encontro dessa jornada de um semestre. Esse término é, na verdade, o início da caminhada e servirá como um trampolim para aplicar na prática, cada qual em seus espaços, os conhecimentos adquiridos nessa experiência.


"Alargamos nossas fronteiras, nesse período esvaziamos a nossa mochila daquilo que pesava e abastecemos com a bagagem que conseguimos aqui na nossa trajetória. A escola será como um farol para guiar a nossa caminhada", disse Fabiano da Costa Segato, da equipe de coordenação.



Esse momento é um ponto de chegada, mas sobretudo um ponto de partida

Os tutores da escola acreditam que o principal legado dessa experiência é a esperança. Porque são jovens com propósitos de vida, que foram preparados para construir relações verdadeiras e fraternas para uma sociedade melhor. Outros legados são a acolhida, o encontro e o amor.


Nesse último e especial encontro, 3 jovens estiveram presentes presencialmente representando todos os outros jovens que estiveram conectados de forma online. A Nabia Ayshamali Lima, o Carlos Gabriel Faria Rabelo e a Maria Eduarda Matias Augusto.


Vaudete Bueno, Darlene Bonfim, Fabiano da Costa Segato e Lúcia Helena de

Oliveira Parazzi ( Equipe de Coordenação)


O saudosismo aparecia nas falas, mas o que predominava era a alegria por toda a troca, aprendizado e vínculos construídos.


Para o Otávio José, jovem da Bahia que participou da escola, a expressão que melhor expressa o sentimento nesse momento é a gratidão. "O apoio dos coordenadores, professores, tutores e alunos foi um presente nesse ano de 2021. Vamos sentir falta disso, mas aprendemos aqui que para deixarmos o mundo mais unido precisamos começar por nós mesmos, pelas pequenas atitudes. E desejo que nós consigamos ser o amor e passar amor para o próximo", disse ele durante o encerramento.


Maria Aparecida, Presidente da SMF:

"Vendo os jovens dando testemunhos calorosos, emocionados, alegres e muito comprometidos e renovados com a própria vida e com o Ideal da Fraternidade, do mundo Unido, sinto que realmente valeu a pena a Escola. Valeu a pena a disponibilidade, a vivência do ideal e toda energia depositada pela equipe nestes meses de Escola que foram um canal límpido das graças de Deus a eles".


"Apoiar a EJMU é uma satisfação muito grande, é ter a certeza de estar acreditando no potencial do jovem que constrói no presente um mundo mais livre, igualitário e fraterno. A SMF está 100% com a EJMU", diz Sérgio Previdi, Diretor Executivo da SMF.

308 views1 comment

APOIE, DOE E AJUDE

QR Code Ajuda SMFocolari
bottom of page