• SMF Focolari

Dia Internacional do Esporte para o Desenvolvimento e pela Paz

Assegurando um futuro sustentável e pacífico para todos: a contribuição do esporte. Este é o lema deste Dia Internacional do Esporte para a Paz e o Desenvolvimento, marcado no dia 6 de abril de 2022.



Para a SMF, o esporte tem o papel de liderar na luta contra a mudança climática e mobilizar sociedades e comunidades ao redor do globo.


Neste Dia Internacional, a ONU lembra que a prática esportiva também promove solidariedade e respeito. Neste ano, ela destaca o papel do esporte no combate à crise climática e na mobilização de ações para reduzir as emissões de gases que causam o efeito estufa e mitigar a mudança do clima.


A prática de modalidades esportivas também ajuda a entender a pegada de carbono e as ações para se alcançar uma economia de neutralidade em carbono, incentivar iniciativas no setor esportivo e a amplificar a conscientização de bilhões de fãs e espectadores pelo mundo.


Este ano de 2022 com a Copa do Mundo de Futebol, no Catar, é considerado chave para a participação de desportistas, fãs e admiradores dos esportes em todos os níveis. A ONU afirma que num momento em que o mundo se recupera da pandemia da Covid-19, é preciso vencer diferenças e se unir como uma só equipe. Algo que o esporte ensina, o espírito de união no combate a obstáculos como pobreza e fome e a própria mudança climática.



Este ano, a subsecretária-geral de Comunicação Global, Melissa Fleming, apresentará as celebrações no evento #Sport4Climate, que mostra a influência positiva do esporte para o desenvolvimento. Participam também a vice-secretária-geral da ONU, Amina Mohammed, campeões olímpicos, e organizadores da Copa do Mundo de Futebol, no Catar.


O dia internacional foi declarado pela Assembleia Geral da ONU e a SMF reforça a importância do esporte para o desenvolvimento da criança e do adolescente. Faça parte e divulgue essa ação!


4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo