• SMF Focolari

50 anos da SMFocolari - Projetos Socias do Movimento dos Focolares

SMFocolari: 50 anos promovendo a fraternidade e transformando vidas

Por Attuale Comunicação

Emoção. Esse foi o tom da cerimônia da celebração dos 50 anos da Sociedade Movimento dos Focolari (SMFocolari), realizada no dia 02 de setembro, sob a condução do Diretor Executivo da entidade, Sérgio Previdi. No auditório, estiveram reunidas pessoas que dedicaram – e dedicam – suas vidas para promoverem a fraternidade, diminuindo as desigualdades sociais, por meio de ações e projetos da instituição sem fins lucrativos.



A cada fala dos participantes convidados durante a cerimônia, as palmas da plateia reforçavam o fortalecimento comunitário que as ações sociais da SMFocolari agregam a jovens, crianças e mulheres em situação de vulnerabilidade social, principalmente na cidade de Vargem Grande Paulista, na Grande São Paulo, e na comunidade quilombola no município de São Roque.


Aproveitando a ocasião especial de celebração dos 50 anos, a SMFocolari homenageou Luis Carlos Durães, um grande amigo e colaborador do Movimento e de seus Projetos Sociais, com o descerramento simbólico de uma placa com o seu nome que será instalada na Sala de reuniões do Escritório da entidade. Durães dedicou a sua vida ao próximo, com envolvimento estoico no Movimento dos Focolares. A receptividade calorosa do público para a homenagem prestada demonstrou a importância da sua pessoa e valores para a entidade.


“O Luis é um merecedor desta homenagem. Ele se doou por inteiro ao movimento. Para ele, uma vida produtiva era, sobretudo, de ajuda ao próximo. Ficamos muito felizes e gratos com a homenagem e acredito que ele também esteja”, disse Elda Durães, viúva de Durães. A filha do casal, Patrícia, também esteve presente na celebração.


Outro ápice da noite foi o depoimento da focolarina Adriana Valle, que relatou o início da história e do desenvolvimento da SMFocolari, com o foco nas localidades: Bairro do Carmo e Jardim Margarida, em especial para as lembranças dos mutirões para a construção das moradias para a população mais carente. “A ordem da construção era para a família que mais precisava”, relembrou em seu discurso.


Atualmente, Adriana é gerente da Espiga Dourada, que mantém parceria no projeto Esportivo da SMFocolari, que oferece oportunidade ao primeiro emprego a jovens dos bairros atendidos.


Autoridades políticas também compareceram ao evento para prestigiar a data comemorativa da SMFocolari, como a deputada federal Luiza Erundina, que tem histórico de luta junto aos movimentos sociais. Erundina conheceu o Movimento dos Focolares no Nordeste. “A chegada das reflexões de Chiara Lubich na região foi um raio de luz e de esperança no céu azul do Nordeste. Os 50 anos da SMFocolari são a força de um ideal, mas principalmente de ações concretas”.


O prefeito de Vargem Grande Paulista, Josué Ramos, também compareceu ao evento e se comprometeu com o repasse de recursos ao mais novo projeto da entidade, o Casa de Acolhida “Recomeçar”, voltado para as Pessoas em Situação de Rua (PSR).


Vidas reais transformadas

A cerimônia dos 50 anos da SMFocolari também deu voz a quatro pessoas atendidas pelos projetos: Aline, Rogério, Osmar e Cauê. Quatro vidas, idades diferentes. Em comum, foram abraçados pelos projetos da entidade, agarraram as oportunidades oferecidas e realizam sonhos pessoais e profissionais.


Ao longo dos seus 50 anos, a SMFocolari tem transformado a realidade de comunidades em vulnerabilidade social. Diretamente, a entidade beneficia 10 mil participantes em seus projetos de caráter educacional, cultural e de assistência social.


São eles: Projeto Jardim Margarida, Projeto Geração de Futuro, Projeto Espalhando Cuidados – Cuidando de Quem Cuida, Projeto Voluntariado Educativo – Educar-se Educando, Projeto Jovens Por Um Mundo Unido (EJMU), Projeto Milonga, Projeto Morada, Projeto Vem com a Gente e, atualmente, o Projeto Casa de Acolhida “Recomeçar”.


Centro Social Quilombo do Carmo

Atualmente, a SMFocolari mantém um Centro Social no Bairro do Carmo, bairro da zona rural da cidade de São Roque (SP), localizado a 25 km do centro do município, sendo considerado o mais afastado. Em agosto de 2000, foi reconhecida como Comunidade Remanescente de Quilombo e Patrimônio Cultural Brasileiro pela Fundação Cultural Palmares. Atualmente no bairro existem cerca de 220 famílias e aproximadamente 950 habitantes.


O processo de evolução do Bairro do Carmo passou por diversas conquistas, possíveis a partir do envolvimento da comunidade e da atuação comprometida da entidade. Dentre os avanços, destaca-se: o processo de construção e reconstrução das moradias, antes de pau-a-pique ou barracas e atualmente casas de alvenaria; iluminação elétrica; instalação de água potável; ampliação e reativamento da escola pública; implantação do ambulatório médico, incluindo o tratamento odontológico; e creche.


Sobre a Sociedade Movimento dos Focolari (SMF)

A Sociedade Movimento dos Focolari (SMFocolari) é uma entidade sem fins lucrativos cujo principal objetivo é o de reduzir as desigualdades sociais para uma sociedade mais unida, justa e fraterna. A SMFocolari apoia projetos e pessoas por meio do desenvolvimento de ações práticas para a transformação da realidade de comunidades em situação de vulnerabilidade social, com estratégias para o fortalecimento de vínculos sociais, desenvolvimento comunitário e difusão de uma cultura da fraternidade universal e da ética do cuidado.

Mais informações no site: www.smf.org.br

Acompanhe pelas redes sociais: https://www.facebook.com/smfocolari

https://www.instagram.com/smfocolari/



66 visualizações0 comentário