top of page
Search
  • Writer's pictureSMF Focolari

Atuação da SMF para fortalecimento comunitário e acesso a direitos

Updated: Sep 13, 2021

Projetos de proteção a crianças, jovens e mulheres beneficiam 10 mil pessoas diretamente, na região de Vargem Grande Paulista (SP)


A entidade sem fins lucrativos Sociedade Movimento dos Focolari (SMF) desenvolve projetos com cunho educacional, cultura e de assistência social, visando oferecer oportunidades à população local


Crianças atendidas no Centro Social Quilombo do Carmo

Promover o fortalecimento comunitário e o acesso a direitos e garantia de proteção a crianças, jovens e mulheres em situação de vulnerabilidade social. São essas as duas principais diretrizes que norteiam o trabalho da Sociedade Movimento dos Focolari (SMF), que beneficia diretamente 10 mil participantes em oito projetos desenvolvidos pela entidade sem fins lucrativos, de caráter educacional, cultural e de assistência social.


A SMF atua, principalmente na cidade de Vargem Grande Paulista, na Grande São Paulo, e na comunidade quilombola no município de São Roque, além de Ibiúna e Cotia, segundo o diretor executivo da entidade, André Prevatto. “Desenvolvemos ações em uma dinâmica própria, ligada aos princípios do cuidado e fortalecimento de vínculos”, comenta.


De acordo com Prevatto, atualmente são desenvolvidas atividades socioeducativas, recreativas, esportivas, artísticas e culturais para crianças e adolescentes em dois centros de convivência. Também são realizados projetos para a juventude no campo do voluntariado internacional, formação de lideranças e inserção no mercado de trabalho.


Projeto Jardim Margarida

Voltado para crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, o Projeto Jardim Margarida (JM) desenvolve atividades socioeducativas, esportivas e culturais. O projeto prevê a redução de comportamentos de risco por meio do atendimento direto a crianças e adolescentes e também de atividades que promovam o cuidado e o acompanhamento de suas famílias. Oferece espaços de acolhidas para crianças e adolescentes por meio de oficinas socioeducativas de contraturno escolar para desenvolver a capacidade de construção de vínculos positivos, por meio de metodologias coligadas à “Educação para Paz”.


Projeto Geração de Futuro

O projeto Geração de Futuro se volta para a situação de jovens do município de Vargem Grande Paulista de escolas públicas do ensino médio, que enfrentam grande dificuldade, ao concluírem o curso, de encontrar oportunidades seja no ensino superior ou em empregos na região. Desta forma, o projeto oferece curso de competências para a vida, voltado na capacidade de comunicação e trabalho em equipe dos jovens envolvidos. Tenta, portanto, responder a uma lacuna da educação formal no que tange à formação integral do sujeito.


Espalhando Cuidados – Cuidando de Quem Cuida

O esgarçamento do tecido social e do conceito “tradicional de família” tem gerado enormes lacunas no desenvolvimento e proteção de crianças e adolescentes. O projeto ‘Espalhando Cuidados – Cuidando de Quem Cuida’ surgiu a partir da necessidade de contribuir com o desenvolvimento de mulheres, chefes de família, mães e responsáveis de bebês e crianças em idade pré-escolar (até 5 anos), na linha do fortalecimento de vínculos.


“Muitos projetos se interessam por trabalho com crianças e adolescentes. A própria escola desenvolve papel central em seu desenvolvimento. Mas quem cuida de quem cuida? Desta forma, nosso projeto oferece apoio e cuidado a mulheres, muitas vezes sozinhas em seu exercício de ‘parentalidade’ como figuras cuidadoras. O projeto quer colaborar para a ampliação da renda de mulheres da periferia, bem como combater e mitigar qualquer forma de descriminação a mulheres em situação de vulnerabilidade”, complementa Sergio Previdi.


Voluntariado Educativo

O projeto “Voluntariado Educativo: Educar-se Educando” é direcionado para adolescentes e utiliza uma metodologia de ensino-aprendizagem que busca gerar aprendizados significativos por meio de problemas reais para oferecer soluções concretas. Assim, busca otimizar o desenvolvimento de conhecimento, competências e atitudes que motivam os estudantes a se engajarem e se envolverem de forma solidária com o contexto social que os cercam.


Jovens por um Mundo Unido (EJMU)

O projeto EJMU é baseado no amor fraterno a partir do qual são desenvolvidas atividades teórico-práticas envolvendo espiritualidade, trabalho social, arte, esportes e ecologia. Tudo em um contexto multicultural que proporciona conhecimento para construir um mundo unido. Os jovens participam de atividades e vivência comunitária, tendo novos conhecimentos, desenvolvimento de habilidades e atitudes.


Projeto Milonga

O Projeto Milonga oferece programas de voluntariado para jovens entre 21 e 35 anos, que querem realizar uma experiência intercultural de qualidade em ONGs do mundo todo, com período de um ano de duração. Participam jovens comprometidos em realizar as mais variadas atividades sociais, formações e busca por crescimento pessoal. O programa abrange atualmente sete países de América Latina, sendo eles: Argentina, Bolívia, Brasil, México, Paraguai, Venezuela e Uruguai.


Sementeira de Projetos

A Sementeira de Projetos é uma incubadora de ideias e atividades que estão sendo desenvolvidas junto aos atendidos pela SMF. É um sistema criado para projetar e planejar atividades que iniciaram de forma mínima ou que estão por nascer, criando o devido impacto social, colocando em dia toda a sua documentação e equipe, além de juntar forças para inicia-las com a devida capacitação. Dentro desta incubadora, a SMF conta com dois projetos: o Projeto Morada e o Projeto “Vem com a gente”.


Projeto Morada

O Projeto Morada de requalificação de habitações não é uma invasão de uma força externa que chega, destrói e constrói em cima das ruínas de tijolos e esforços imensos já feitos para se chegar a habitação atual, mas visa continuar a edificar “a vida” sobre aqueles esforços já feitos. É um projeto de requalificação de habitações que visa edificar não somente casas, mas vidas.


Projeto “Vem com a gente”

O “Vem com a gente” é um projeto de acolhida e acompanhamento social destinado a jovens em situação de vulnerabilidade social, visando a redução de comportamentos de riscos. Um dos objetivos é o de oferecer suporte emocional e orientação vocacional a esses jovens, “caminhando” ao lado deles por uma parte do percurso de suas vidas.


Centro Social Quilombo do Carmo

Atualmente, a SMF mantém um Centro Social no Carmo, bairro da zona rural da cidade de São Roque (SP), localizado a 25 km do centro do município, sendo considerado o mais afastado. Em agosto de 2000, foi reconhecida como Comunidade Remanescente de Quilombo e Patrimônio Cultural Brasileiro pela Fundação Cultural Palmares. Atualmente no bairro existem cerca de 220 famílias e aproximadamente 950 habitantes.


O processo de evolução do Bairro do Carmo passou por diversas conquistas, possíveis a partir do envolvimento da comunidade e da atuação comprometida da SMF. Dentre os avanços, destaca-se: o processo de construção e reconstrução das moradias, antes de pau-a-pique ou barracas e atualmente casas de alvenaria; iluminação elétrica; instalação de água potável; ampliação e reativação da escola pública; implantação do ambulatório médico, incluindo o tratamento odontológico; e creche.


Para saber mais e contribuir com os projetos, acesse: https://www.smf.org.br/


Sobre a Sociedade Movimento dos Focolari (SMF)

A Sociedade Movimento dos Focolari (SMF) é uma entidade sem fins lucrativos cujo principal objetivo é o de reduzir as desigualdades sociais para uma sociedade mais unida, justa e fraterna. A SMF apoia projetos e pessoas por meio do desenvolvimento de ações práticas para a transformação da realidade de comunidades em situação de vulnerabilidade social, com estratégias para o fortalecimento de vínculos sociais, desenvolvimento comunitário e difusão de uma cultura da fraternidade universal e da ética do cuidado.

Acompanhe pelas redes sociais: https://www.facebook.com/smfocolari



Informações para a imprensa

Attuale Comunicação – (11) 4022-6824


Mariele Previdi - (11) 99954-4626 | mariele@attualecomunicacao.com.br

Juliana Bonassa - (11) 94928-0849 | juliana@attualecomunicacao.com.br

Glaucia Santinello - (19) 99102-9449 | glauciasantinello@attualecomunicacao.com.br

Ana Flávia Gimenes - (11) 99590-4699 | anaflavia@attualecomunicacao.com.br

Camila Santos - (15) 99759-7557 | camila@attualecomunicacao.com.br

Diego Serni - (11) 99691-3466 | diego@attualecomunicacao.com.br

83 views0 comments

APOIE, DOE E AJUDE

QR Code Ajuda SMFocolari
bottom of page