Escola de Jovens por um Mundo Unido & Projeto Milonga
- SMF Focolari
- 10 de ago. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 23 de ago. de 2021
“Se você nasceu num mundo onde não se encaixa, então você nasceu para criar um mundo novo.” John Green
Este é o lema da EJMU (Escola de Jovens por um Mundo Unido) em andamento desde 03 de julho com conclusão em novembro 2021. Os jovens da escola, geralmente convidados a conviver 24 horas por dia com outros jovens de diferentes países, estados, religiões e culturas, moram na Mariápolis Ginetta, uma comunidade que busca criar um mundo melhor.
E como eles experimentam criar um mundo melhor? Durante seis meses, tempo de duração da escola, os jovens participam presencialmente de atividades teóricas e práticas que envolvem espiritualidade, trabalho social, artes, esportes, ecologia, entre outros. Desenvolvem novos conhecimentos, habilidades e atitudes.
Este ano devido à atual pandemia foi lançada uma proposta de escola online por um período de 6 meses. São 26 os jovens de todo o Brasil que aderiram a essa experiência. Um dos principais objetivos dessa experiência virtual é preparar e motivar os/as jovens a se tornarem agentes construtores de paz e fraternidade nos seus ambientes.
Atividades online desenvolvidas pela EJMU no segundo semestre de 2021
Dentro desta perspectiva, o Milonga (www.milongaproject.org/pt-br/milonga) entrou em parceria com a EJMU oferecendo uma oportunidade de voluntariado virtual por algumas semanas para os jovens da EJMU.
Será um voluntariado breve, mas de doação concreta em algumas ONGS onde o Milonga é atuante. Nesta experiência, os voluntários e as obras sociais irão trabalhar juntos para potencializar a fraternidade e a cooperação como combustível principal para uma melhor transformação social.

Coordenadores e colaboradores da EJMU online 2021
Da esquerda para a direita: Vaudete Bueno, Darlene Bomfim, Adriele Sacramento, Fabiano Segato e Marcos Bomfim
Os jovens estão muito entusiasmados com esta nova proposta da escola, pois será uma via de mão dupla onde os jovens e as ONGS farão uma experiência reciproca de doação.
Vaudete Bueno - Coordenadora Nacional do Projeto Milonga
Comments