Festival de Futsal encerra Semana Mundo Unido com integração, esporte e protagonismo juvenil
- SMF Focolari

- há 6 horas
- 2 min de leitura
Programação no Projeto Jardim Margarida integrou participantes da cidade e da região

No dia 9 de maio, a quadra do Projeto JM recebeu o 4º Festival de Futsal SMU, evento que marcou o encerramento da Semana Mundo Unido, iniciativa reconhecida oficialmente no município de Vargem Grande Paulista pela Lei Ordinária nº 196/2005. Inspirada pelo Movimento dos Focolares, a Semana Mundo Unido promove valores como cultura da paz, unidade na diversidade e protagonismo juvenil em diversos países.
A atividade esportiva foi organizada em parceria entre o Projeto JM e jovens do Movimento dos Focolares, reunindo crianças, adolescentes, jovens e adultos em um dia marcado pela fraternidade, integração e espírito esportivo.
A programação teve início às 8h30 com uma cerimônia de abertura que contou com a presença da vereadora Roberta Macieira. Durante a manhã, aconteceram as disputas das categorias de base, com a participação de meninos e meninas atendidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do Projeto JM.
Participaram crianças e adolescentes de 8 a 15 anos, em partidas realizadas contra a equipe do Instituto Conviver, entidade parceira da cidade de Cotia.
Resultados das partidas:
Sub-9: JM 6 x 2 Instituto Conviver
Sub-11: JM 3 x 3 Instituto Conviver — vitória do JM nos pênaltis por 3 x 2
Sub-13: JM 5 x 3 Instituto Conviver
Sub-15: JM 7 x 5 Instituto Conviver
Além do desempenho nas quadras, o festival destacou-se pelo fortalecimento dos vínculos entre os participantes e pelo incentivo ao esporte como ferramenta educativa e de inclusão social.
No período da tarde, a programação seguiu com o torneio adulto de futsal, reunindo equipes da região. O time do JM também conquistou destaque na competição, garantindo o primeiro lugar.
Equipes participantes do torneio adulto:
Paróquia Nossa Senhora das Graças
Paróquia São Roque
Mariápolis JM A
SENAI
Projeto Bairro do Carmo
Paróquia São Judas
Paróquia Ibiúna
JM B
Mais do que uma competição esportiva, o evento representou um espaço de encontro, convivência e promoção da cultura da unidade, reforçando o compromisso da SMFocolari com o desenvolvimento humano, comunitário e social por meio do esporte.
A SMF Focolari agradece a todos os jovens, educadores, voluntários, parceiros e equipes participantes que contribuíram para a realização do festival.








































Muito bom fazer parte desse projeto! ⚽️❤️