• SMF Focolari

Levantamento revela analfabetismo em escolas

Em um levantamento feito em 2021 e divulgado pela ONG Todos Pela Educação em agosto de 2022, mostra que 40,8% das crianças entre 6 e 7 anos não sabem ler ou escrever.


Estudo mostra que 40% das crianças brasileiras entre 6 e 7 anos não sabem ler ou escrever. São Paulo possui o melhor resultado no Ideb entre os estados brasileiros tanto nos anos iniciais como nos anos finais do Ensino Fundamental. Já no Ensino Médio, São Paulo obteve o 5º melhor resultado.


A taxa de atendimento escolar de crianças de 0 a 3 anos (52%) em São Paulo é significativamente superior à média nacional (37,9%). Nas demais faixas etárias, o estado possui percentuais de acesso levemente maiores em relação à média do país, com destaque para os alunos de 6 a 14 anos, cujo atendimento foi praticamente universalizado (99,9%).


Em São Paulo, de cada 100 jovens de 19 anos, cerca de 80 concluíram o Ensino Médio - é o maior percentual de conclusão entre os estados brasileiros. No entanto, entre 2020 e 2021, esse índice caiu de 85,7% para 79,9%.


De 2011 a 2019, São Paulo vinha melhorando seus indicadores de aprendizagem adequada em todas as etapas (exceto em Matemática no Ensino Médio). Contudo, São Paulo foi um dos únicos estados que já divulgou os resultados da avaliação de aprendizagem dos estudantes pós-pandemia e os resultados foram alarmantes. No 5º ano do Ensino Fundamental, por exemplo, a proficiência média em Língua Portuguesa foi semelhante aos resultados de 2012 e, em Matemática, aos de 2013.



 

Entenda as 7 prioridades do Educação Já!

Existe um conjunto de metas e estratégias que contemplam todos os níveis, modalidades e etapas educacionais, desde a Educação Infantil até a Pós-Graduação, além de estabelecer diretrizes para a profissão docente, a implantação da gestão democrática e o financiamento do ensino.


A SMFocolari relembra em seus projetos e atividades o conhecimento do O Plano Nacional de Educação e sabe da importância de diminuir os números do analfabetismo. Por isso, convidamos você a assistir um breve vídeo sobre as 7 prioridades da educação em nosso país. Confira abaixo:



Faça parte dessa luta com a gente e ajude a promover iniciativas para o incentivo do acesso infantil à educação de qualidade. Doe e apoie também os nossos projetos clicando aqui.

3 visualizações0 comentário