• SMF Focolari

Responsabilidade social: fortalecendo a comunidade

Afinal, você sabe qual é a sua importância? Tudo o que você precisa saber sobre responsabilidade social está aqui. Venha conferir porque uma rotina responsável socialmente pode ajudar a transformar a comunidade em que vivemos e o mundo ao nosso redor.

Fonte: divulgação


A responsabilidade social é um conjunto de práticas que beneficiam o meio social. São ações realizadas por um indivíduo ou empresa que trazem algum benefício para a sociedade. Podendo ser alcançado através da proteção do meio ambiente, educando a comunidade local, incentivando a atividade física e até pequenos atitudes diários.


É evidente a importância da responsabilidade social para o desenvolvimento da sociedade. Por meio dele, instituições e indivíduos assumem a responsabilidade por suas ações na esfera social, desde o impacto no meio ambiente, na vida dos outros e no caso das empresas, de seus colaboradores, até causas maiores como a superação de problemas sociais e ambientais. Tais ações são muitas vezes esquecidas no dia a dia, mas a médio e longo prazo podem levar a resultados positivos e perceptíveis para toda a população.


Responsabilidade social nas empresas


No âmbito empresarial, empresas socialmente responsáveis ​​são aquelas que têm a capacidade de repensar suas ideias, atitudes e comportamentos. Além disso, elas são capazes de se reestruturar para se envolver mais ativamente no bem-estar de todos os envolvidos.


São muitas as possibilidades de atuação, sejam externas, como reaproveitamento de água, plantio de árvores, distribuição de alimentos em comunidades carentes, ou internas, como treinamentos de funcionários, incentivo à família, alimentação saudável e balanceada em refeitórios. Inclusive para obter uma importante certificação, para isso as empresas precisam atender a uma série de requisitos, um dos quais é demonstrar que possuem ações que indicam sua responsabilidade social.


Fonte: divulgação


Responsabilidade Social Individual


Como seres humanos, em nossa vida diária, também podemos ser socialmente responsáveis. Esse não é um papel apenas das empresas. Essa responsabilidade pode ser vista em pequenas ações diárias, como por exemplo: separar o lixo reciclável e o orgânico, não jogar lixo na rua, evitar o desperdício de energia elétrica e da água potável.


Mas, como acontece com as empresas, precisamos ir além. Ser uma pessoa socialmente responsável é participar e cooperar com a comunidade para o seu desenvolvimento. Como por exemplo, participando de ações promovidas por entidades sem fins lucrativos. Mas lembre-se, responsabilidade social é diferente de caridade. Com caridade, você pode simplesmente doar sem saber como isso pode melhorar a vida de outra pessoa.


Ser socialmente responsável é estar presente e a participação é necessária. Não apenas doe seu dinheiro, é importante que você doe seu tempo também. Com certeza você se sentirá uma pessoa melhor, utilizando seu tempo de forma coerente e ajudando aqueles que mais precisam.



Atividades realizadas com voluntários da SMF Focolari ao longo dos últimos anos.


Chegou a hora de fazer a sua parte!


Para mudar o mundo, é preciso antes mudar a rua onde você mora, a cidade onde você se encontra. Agindo localmente você também pode ser socialmente responsável! Entre diversas iniciativas possíveis, pesquise se no local onde você mora já existem pessoas engajadas em atividades sociais ou instituições que já fazem um trabalho sério.


Aqui na SMF existem diversas formas de ajudar. Você pode contribuir sendo um voluntário em um dos projetos, doando recursos para manter oficinas e cursos, doando a sua nota fiscal paulista ou mesmo destinando parte de seu imposto de renda. Quer saber mais? Entre em contato com a SMF e saiba como ajudar.










7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo