top of page
Search
  • Writer's pictureSMF Focolari

Pote da gratidão: o que é e como fazer o seu

O pote da gratidão é uma ideia para deixar visível os motivos que temos para sermos gratos e tornar a gratidão um sentimento constante em nossas vidas. Aprenda como fazer o seu!


Fonte: Instagram SMF Focolari


O pote da gratidão é uma forma de exercitar a nossa capacidade de olhar com carinho para nossas conquistas, sejam elas grandes ou pequenas. É um projeto muito simples, mas com o potencial para transformar a nossa vida. A ideia é tornar a gratidão parte da rotina, deixando visível todas as razões pelas quais podemos ser gratos e mostrar que, independente das dificuldades e problemas, sempre existem coisas boas em nossas vidas.


Agradecer é uma maneira de mudar a nossa postura diante da vida e abrir caminho para que possamos visualizar novas e melhores perspectivas em nossos caminhos. Ter um coração grato é sinônimo de ter um coração saudável. Robert Emmons, PhD em Psicologia da Personalidade e autor do livro “Agradeça e seja feliz”, passou décadas estudando os efeitos da gratidão na vida das pessoas. Em suas conclusões, pontuou vantagens na qualidade de vida daqueles que desenvolveram a gratidão como um hábito. Dentre esses benefícios, estão:

  1. fortalecimento do sistema imunológico;

  2. redução da depressão e do estresse;

  3. maior entusiasmo, energia, otimismo e felicidade;

  4. melhora da qualidade do sono;

  5. despertar mais agradável e com maior disposição;

  6. diminuição da pressão arterial;

  7. vida social mais ativa e prazerosa;

  8. menor apego a emoções tóxicas, como rancores, ressentimentos, desilusões, medo e inveja;

  9. menos queixas de dores e mal-estares;

  10. redução significativa nas sensações de isolamento, inadequação e solidão.


Fonte: divulgação


Como fazer o seu pote da gratidão?


O “Pote da Gratidão” não tem uma regra quanto ao formato, basta escolher um pote de vidro transparente com tampa e decora-lo como preferir, sendo essencial que ele tenha a palavra “gratidão” estampada e bem visível.


Escolha um lugar especial da sua casa para colocá-lo. Ao lado do pote, coloque também um bloquinho e uma caneta.


Todos os dias escreva um agradecimento e deposite-o de forma amorosa dentro do pote. Esses papeis se tornarão lembretes para que, nos momentos mais difíceis, você se lembre que existem coisas boas.


Uma sugestão é guardar os agradecimentos por todo o ano. Eles podem ser usados como “combustíveis” para melhorar seu humor quando você estiver para baixo ou lidos todos de uma só vez ao final de cada mês ou ano. O Pote da Gratidão também pode ser usado de forma individual ou compartilhado entre toda a família.


Gostou da ideia? Compartilhe esta ideia com um amigo e não deixe de fazer o seu!


52 views0 comments

APOIE, DOE E AJUDE

QR Code Ajuda SMFocolari
bottom of page